Um levantamento da Pluri Consultoria, em parceria com o Lance! Biz, destrinchou o quadro de patrocínios dos principais clubes brasileiros. De maneiras difererentes, os setores de alimentos/bebidas e de apostas se destacaram dos demais segmentos.
Para realizar esta análise, foram selecionados 36 clubes brasileiros a partir de critérios como tamanho de torcida e receitas anuais (confira a lista completa ao fim da matéria).
+ Ranking de patrocínio: veja os clubes da Série A com mais marcas no uniforme
Setor de alimentos tem maior número de empresas
✔️ Em termos de volume de empresas, a indústria de alimentos e bebidas se destaca neste mercado. Até o fim de julgo, 19 marcas diferentes estampavam os uniformes dos clubes.
✔️ Neste grupo, destacam-se empresas locais e regionais, que apostam na visibilidade de clubes do mesmo estado para dar visibilidade aos seus produtos.
+ Ranking Biz: Os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
✔️ O segundo setor que mais investe em patrocínios é o serviços, com 18 empresas diferentes. Em seguida, aparecem os segmentos de saúde e de apostas - ambos com 13 marcas.
Setor de apostas domina espaço máster
✔️ Em termos financeiros, ninguém investe mais dinheiros do que o segmento de apostas. De acordo com o estudo da Pluri, o setor domina a propriedade máster da camisa dos clubes brasileiros - o espaço que costuma ser mais caro.
✔️ Entre os 36 clubes analisados, 22 têm casas de apostas como patrocinadores máster. Entre as empresas que se destacam, estão a Betnacional e a EstrelaBet, ambas presentes no espaço máster de quatro. clubes cada
Os 36 clubes analisados
- Série A (20): América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.
- Série B (11): Atlético-GO, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Guarani, Juventude, Ponte Pedro, Sport, Vila Nova e Vitória.
- Outros (5): Náutico, Paraná, Paysandu, Remo e Santa Cruz
Casas de apostas dominam mercado de patrocínio máster (Foto: Fernando Moreno/AGIF/Gazeta Press)