Lance! Biz explica: Por que a Copa do Brasil paga premiação de quase o dobro do Brasileirão?
Mudança de formato e gestão centralizada são fatores determinantes para sucesso comercial do torneio
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Campeão da Copa do Brasil 2023, o São Paulo receberá uma premiação total de R$ 88,7 milhões da CBF. O montante é praticamente o dobro do recebido pelo Palmeiras pelo título do Brasileirão em 2022 (R$ 45 milhões).
Mas, afinal, qual o motivo desta diferença de premiação entre os campeões dos torneios organizados pela CBF? Confira a resposta abaixo em mais uma matéria do quadro "Lance! Biz explica".
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Mudança de formato é primeiro motivo
Sinônimo de premiação alta nos últimos anos, a Copa do Brasil se consolidou como o mais rentável do futebol brasileiro a partir de 2018. Naquela edição, o prêmio de campeão saltou de R$ 5 milhões para R$ 50 milhões. Além disso, os valores têm tido reajustes anuais e alcançou quase R$ 90 milhões neste ano.
O primeiro motivo para a valorização da Copa do Brasil foi a mudança no formato de disputa. Até 2012, o torneio era disputado apenas no primeiro semestre e excluía" os clubes participantes da Libertadores. A partir de 2013, os melhores clubes do país passaram a disputar o mata-mata nacional, entrando em uma fase posterior. Além disso, a CBF esticou o torneio até o fim do ano.
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As mudanças aumentaram o interesse do público e, consequentemente, das emissoras de televisão. A virada de chave principal foi justamente o acordo assinado entre CBF e Grupo Globo, que comprou os direitos exclusivos de transmissão para o período de 2018-2022 por valores muito acima do contrato anterior.
Com os direitos de transmissão valorizados, a distribuição de dinheiro entre os participantes também disparou a partir de 2018.
Gestão centralizada favorece patrocinadores
Outro fator diferencial na Copa do Brasil é o formato como o torneio foi concebido e é gerido comercialmente pela CBF. Ao contrário do Brasileirão, em que cada clube comercializa as propriedades comerciais dos seus jogos, o mata-mata tem uma gestão centralizada.
Quando uma empresa patrocina a Copa do Brasil, ela se faz presente em todas as propriedades, inclusive com realização de ativações e hospitalidade nas principais partidas, por exemplo. Por isso, muitas marcas preferem investir na competição mata-mata do que no torneio de pontos corridos.
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