A atual janela de transferências, que viu nomes como Michael, Philippe Coutinho e Thiago Silva desembarcarem no Rio de Janeiro, é apenas uma coadjuvante do dia histórico que foi a última sexta-feira para o futebol brasileiro. A CBF divulgou que o último dia 23 foi a data de maior registros no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade: foram 2.134, 32% a mais que a marca anterior.
E por que as transferências não são protagonistas da marca? Porque são considerados registros não apenas as inscrições de reforços, mas, também, registros para iniciação desportiva (para atletas de sete e 12 anos) e vínculos não-profissionais, como contratos para jogadores de base e competições amadoras. A partir de 16 anos, os atletas estão aptos a assinar contratos profissionais.
A CBF entende que "o motivo principal para o alcance de tal número é a disputa de competições estaduais por todo o Brasil, muitas delas classificatórias para os principais torneios de cada estado e até para Copa do Brasil e Série D." Veja abaixo a lista das unidades da federação com mais registros na última sexta-feira:
Santa Catarina: 234
Pernambuco: 185
Mato Grosso: 165
Tocantins: 158
São Paulo: 136