Por que o Manchester City está sendo processado por marca de moda?
Empresa acusa o clube de violação de marca registrada e cobra indenização milionária
- Matéria
- Mais Notícias
O Manchester City enfrenta na Justiça um processo movido pela Superdry, marca de roupa reconhecida na Inglaterra. A empresa acusa o clube de violação de marca registrada e cobra uma indenização milionária. Mas, afinal, qual é o motivo do problema?
De forma geral, o City está sendo processado pelo uso das palavras "Super Dry" em seu kit de treinos. Além do nome da empresa de moda, a expressão é uma marca de cerveja vendida pela Asahi, um dos principais patrocinadores do clube.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
🔙 Como era antes? Até o início de 2024, os jogadores dos Citizens usavam camisaas, coletes e casacos as palavras "Super 'Dry' Asahi 0.0%" nos treinos e nos aquecimentos antes dos jogos (veja na imagem principal da matéria).
➡️ Brasileirão tem 6ª maior média de público do mundo; veja ranking
🔛 Como está atualmente? Após a denúncia da Superdry vazar na imprensa britânica, o clube decidiu alterar os uniformes de treino. Desde então, os produtos expõem apenas a marca "Asahi 0.0%" (veja abaixo).
Your Thursday winners! 🎉 pic.twitter.com/jTQtF5vvLt
— Manchester City (@ManCity) January 4, 2024
👕Benefício indevido? No processo aberto em dezembro de 2023, a Superdry alega que o City “se beneficia injustamente” ao usar as palavras na camisa. A marca afirma que a aparência do uniforme pode levar um número substancial pessoas a acreditar que os produtos são desenhados ou vendidos pela empresa.
➡️ Ranking mundial de patrocínio máster: Corinthians fatura mais que Benfica e Inter de Milão
⚠️ Danos à reputação? A empresa também argumenta que sua própria imagem poderia ser “manchada” por itens de baixa qualidade vendidos pelo clube e que a marca poderia ser afetada por “percepções negativas ou preconceitos nas mentes de, por exemplo, torcedores de clubes de futebol rivais”.
Back in the squad! 🤩🩵 pic.twitter.com/RpJQGONuZT
— Manchester City (@ManCity) December 30, 2023
O que a marca quer?
💰 Em primeiro lugar, a Superdry busca indenizações financeiras do Manchester City. A empresa não pediu um valor exato, mas pretende que esse pagamento inclua "quaisquer lucros injustos obtidos em razão da infração”.
❌ A marca também pediu à Justiça que o City parasse de usar ou vender quaisquer itens estampados com a frase 'Super “Dry”' e que o clube transferisse para a empresa todos esses produtos, ou que os “destruísse ou modificasse”.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias