Adversário do Fluminense na final do Mundial de Clubes, o Manchester City é propriedade do sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan, membro da realeza de Abu Dhabi. Abaixo, o Lance! Biz apresenta um perfil do magnata dos Emirados Árabes Unidos.
Quem é o dono do Machester City?
Sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan nasceu em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, em 1970. Antes de comprar o Manchester City, em 2008, ele estudou nos Estados Unidos e, ainda jovem, se tonou dono do Al Jazira Football Club, clube de sua cidade natal.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Sheik Mansour é irmão de Khalifa bin Zayed al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi desde 2004, após a morte de seu pai.
Além de proprietário do Manchester City, ele é vice-primeiro Ministro dos Emirados Árabes, membro do Conselho Supremo do Petróleo e presidente da Emirates Racing Authority, órgão responsável para a organização de corridas de cavalos de seu país.
➡️ Quanto custa o time do Manchester City? Veja valores de mercado e folha salarial
A fortuna do dono do Manchester City
Não há dados oficiais, mas estima-se que a fortuna de Mansour esteja na casa de US$ 30 bilhões (R$ 145 bilhões). Membro da família real dos Emirados Árabes, sua riqueza é advinda principalmente dos negócios relacionados ao petróleo. Ele também é acionista da Ferrari.
➡️ Premiação do Mundial de Clubes 2023: veja valores pagos pela Fifa
Cabe destacar que o futebol está entre os principais empreendimentos do magnata. Além de ser dono do Manchester City, ele também é proprietário de outros 12 clubes que fazem parte do City Football Group.
Sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan é o dono do Manchester City (Foto: AFP)