O Borussia Dormtund encara o PSG, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de ida da semifinal da Champions League. Fora de campo, há muita gente interessada no placar da partida. Afinal, o clube alemão tem milhares de "donos" espalhados pelo mundo.
Dos 100% das ações do Borussia Dortmund GmbH & Co. KGaA, 67,24% são correspondentes à "flutuação livre" na Bolsa de Valores. Isso quer dizer que mais de dois terços das ações dos aurinegros estão em livre negociação no mercado.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
A prática de abrir capital não é incomum no futebol europeu. Segundo a plataforma interativa KPMG Football Benchmark, mais de 20 clubes estão listados nas bolsas de valores da Europa.
O que chama atenção no caso do Dortmund é a quantidade de ações colocada ao público. Juventus e Roma, que também se aventuram na bolsa, determinaram uma fatia de 32% e 22%, respectivamente.
➡️ A boa do Lance! Betting: vamos dobrar seu primeiro depósito, até R$200! Basta abrir sua conta e tá na mão!
💰 E o resto das ações?
Os 33% restantes das ações estão divididos em seis partes pequenas. Bernd Geske, membro do Conselho Fiscal do Dortmund, é dono de 8,24%. Ele é a pessoa física com maior participação acionária no clube, mas está longe de ter o controle.
A empresa do ramo químico Evonik Industries AG, que patrocina os aurinegros desde 2006, detém uma fatia de 8,19%. Já a empresa Signal Iduna, dona dos naming rights do estádio, tem 5,98%, enquanto a Puma, fornecedora de material esportiva, fica com 5,32%.
➡️ Qual é o tamanho da fortuna de Pedro Lourenço, futuro dono da SAF do Cruzeiro?
Por fim, o empresário Ralph Dommermuth é dono dos 5,03% restantes. Vale destacar que o próprio clube detém os 4,61% das ações, mas elas estão incluídas dentro da flutuação livre da Bolsa de Valores.
💸 Estrutura societária do Borussia Dortmund:
- Flutuação livre: 67,24% (sendo 4,61% do próprio clube)
- Bernd Geske: 8,24%
- Evonik: 8,19%
- Signal Iduna: 5,98%
- Puma: 5,32%
- Ralph Dommermuth: 5,03%
Borussia Dortmund tem donos espalhados pelo mundo (Foto: Ina Fassbender/AFP)