Um levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao Lance!, revela os clubes da Série A do Brasileirão com mais patrocinadores expostos no uniforme. Dois times dividem a liderança do ranking: Atlético-MG e Santos, que exibem 11 marcas em propriedades da camisa, shorts e meião.
Abaixo, o Lance! Biz apresenta mais detalhes sobre o estudo que reuniu dados até meados de agosto.
+ Ranking Biz: Os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
Destaques do ranking de patrocínio:
✔️ Ao todo, a Série A do Brasileirão conta com 133 patrocinadores só nos uniformes dos 20 clubes participantes.
✔️ O levantamento considera os fornecedores de materiais esportivos e as marcas que pagam para estampar camisas, shorts e meiões, mas não leva em conta outros tipos de parcerias, como exibição en placas de publicidade e uniformes de treino, por exemplo.
✔️ Enquanto Galo e Peixe são os clubes com maior número de patrocinadores no uniforme, o Botafogo aparece no outro extremo do ranking, com apenas três marcas expostas: Rebook, Parimatch e Amazon.
Duelo de estratégias: o que dizem os especialistas?
✔️ A pesquisa expõe duas estratégias dos clubes brasileiros ao ocupar o uniforme. Enquanto algumas equipes optam por "encher" a camisa com patrocinadores, outros disponibilizam poucos espaços para dar maior destaque aos seus patrocinadores principais.
✔️ Mas, afinal, qual a lógica por trás da decisão de "poluir" o uniforme? A resposta é simples: DINHEIRO!
![Atlético-MG x Santos - Brasileirão - Patrocínio](https://lncimg.lance.com.br/cdn-cgi/image/width=auto,height=auto,quality=75,format=webp/uploads/2023/08/gazeta-press-foto-1930026-1920x1279.jpg)
Santos e Atlético-MG lideram ranking de patrocínio do futebol brasileiro (Foto: Alessandra Torres/AGIF/Gazeta Press)
Domínio do setor de apostas
✔️ O estudo também comprova o domínio do setor das apostas no mercado de patrocínio esportivo no Brasil.
✔️ Dos 20 clubes da Série A, apenas Cuiabá e Palmeiras não têm casas de apostas estampadas no uniforme de jogo.
✔️ Vale destacar que o Verdão tem acordo comercial com a Betfair, mas não inclui a exposição da marca na camisa do time profissional masculino.