Vitória é campeão da Série B com o 12º elenco mais valioso; Ceará e Chapecoense decepcionam
Com dados da Pluri, Lance! Biz analisa correlação entre valor do elenco e resultado na Série B. Veja quem levou a melhor e a pior
- Matéria
- Mais Notícias
O valor de mercado do elenco não costuma ser um bom indicador para prever o desempenho de clubes em competições. A Série B do Brasileirão, que terminou neste fim de semana, reforça a teoria.
O Vitória, por exemplo, foi campeão tendo apenas o 12º elenco mais valioso, aponta um levantamento da Pluri, em parceria com o Lance! Biz. O Ceará, por outro lado, é dono do elenco mais caro e ficou apenas na 11ª posição - uma das maiores variações negativas.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Imprevisibilidade no topo da tabela
A correlação valor de mercado-desempenho não se mostrou tão forte na segunda divisão do Brasileirão. Pelo menos, não na parte de cima da tabela. Dos cinco elencos mais valiosos da competição, apenas um terminou no G4 e garantiu o acesso à Série A: o Atlético-GO.
Juventude e Cricíuma, com o 6º e o 13º elencos mais caros da Série B, respectivamente, tiveram desempenho acima do "esperado" junto com o Vitória.
➡️ O tamanho do prejuízo: como rebaixamento à Série B pode impactar finanças dos clubes brasileiros?
Além do já citado Ceará, outros clubes que decepcionaram ao analisarmos os valores de cada elenco foram Sport, Avaí e Chapecoense. Confira a variação de cada time na tabela abaixo:
Previsibilidade no Z4
Quando analisamos a parte de baixo da tabela, a situação já é diferente. Dos quatro elencos menos valiosos, três terminaram a Segundona no Z4 e foram rebaixados. A exceção é o Ituano, que conseguiu se salvar.
O quarto e último rebaixado foi a Tombense, que tinha o 6º elenco mais "barato". Um desempenho abaixo do esperado, mas ainda dentro dos padrões.
➡️ Ranking Pluri 2024: Fluminense entra no top 3 com título da Libertadores; veja posição do seu time
Como é definido o valor de mercado?
O valuation dos elencos é calculado com base em diversos fatores, como posição, idade, potencial e duração de contrato de cada jogador. O objetivo é prever qual seria o valor estipulado em uma possível negociação.
Quer saber mais sobre o método de valuation da Pluri? Clique no link abaixo:
➡️ Caro ou barato? Entenda como é definido o valor de mercado de um jogador de futebol
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias