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Na Supercopa, Palmeiras e Flamengo mostram que práticas de boa gestão levam a ganhos dentro e fora de campo

Clubes decidem o título na tarde deste sábado, no Mané Garrincha, em Brasília

Flamengo e Palmeiras
imagem cameraFlamengo e Palmeiras fazem a final da Supercopa do Brasil neste sábado (Foto: Arte LANCE!)
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Lance!
Brasília (DF)
Dia 28/01/2023
10:58

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Receitas na casa do bilhão, programas de sócio-torcedor em franco crescimento, média de público e bilheteria altas e, claro, títulos. Não à toa, Palmeiras e Flamengo fazem a final da Supercopa do Brasil neste sábado (28), às 16h30, em Brasília, como as duas principais equipes que dominam a América do Sul nos últimos anos.

> Palmeiras x Flamengo: onde assistir, escalações e desfalques da Supercopa do Brasil

Neste período, é verdade, outros clubes apareceram como campeões, mas o Verdão e o Rubro-Negro alternaram as taças das principais competições em disputa, casos de Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, e de quebra viram seus negócios expandirem fora das quatro linhas.

Fábio Wolff, que comanda a Wolff Sports, uma das principais empresas de marketing do país, o próximo passo para esses clubes deve ser na captação de receitas que transcendam bilheteria e patrocínios.

- Palmeiras e Flamengo vem evoluindo significativamente em receitas e isso é fruto de uma boa gestão. Utilizando cada vez melhor os respectivos banco de dados (CRM), ambos tendem a potencializar os faturamentos.

Para Bruno Maia, CEO da Feel The Match, desenvolvedora de propriedades intelectuais voltada para streaming e blockchain, e executivo de inovação e novas tecnologias no esporte e entretenimento, o momento de Palmeiras e Flamengo deve ser de investir em tecnologia.

Torcida do Palmeiras - Allianz Parque
Torcida do Palmeiras impulsiona as finanças (Foto: Staff Images/Allianz Parque)

- Estamos falando de um momento econômico delicado, com ameaça de recessão nos Estados Unidos, bolsas em baixa e investimentos retraídos. É o típico bom momento para quem tem dinheiro em caixa investir e "comprar na baixa". Ainda parece muito utópico pela visão imediatista que temos no Brasil, mas para clubes que estão bem de caixa, poderia ser um bom momento de investir em tecnologia e até mesmo com participação nessas empresas. Isso é algo que acontece fora do país, de grandes clubes investirem em startups que trabalham em temas relacionados aos problemas e oportunidades no esporte. Além de ganhar no uso de novos serviços, os clubes também poderiam ganhar no valor dessas empresas - analisou.

- Quando se fala em criar novas linhas de despesa para o torcedor, sem dúvidas é um momento delicado. Porém a implementação de novas soluções tecnológicas pode permitir um aumento de tíquete médio, caso o torcedor perceba vantagem e qualidade nos serviços oferecidos por essas novas tecnologias - complementou Maia.

Torcida do Flamengo - Maracanã
Flamengo tem no torcedor seu principal ativo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

FLAMENGO

Média de público 2022: 44.435 pessoas em cada um dos 39 jogos como mandante (foi o clube com maior média) * números são do levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao Lance! ; média referente as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais).

SOMENTE NO BRASILEIRÃO; média de público: 54.599 por partida (2º maior média da competição na era dos pontos corridos)

Bilheteria: 1º - R$ 103,8 milhões / R$ 2,7 milhões (total/média) - 39 jogos como mandante * números são do levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao Lance! ; média referente as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais).

Receita 2022: R$ 1,2 bilhão

Sócio-torcedor: a diretoria rubro-negra estima que o sócio-torcedor acabará com uma receita entre R$ 65 milhões e R$ 70 milhões no ano. Até o terceiro trimestre esse valor foi de R $48 milhões. (Rodrigo Mattos - UOL)
Números de dezembro: 1 - Flamengo: 105.000 sócios

Investimentos em contratações

Janela do meio do ano: R$ 87,5 milhões ( primeiro que mais gastou em contratações) - Everton Cebolinha, Vidal, Pulgar e Varela

Total em contratações em 2022: R$ 146,3 milhões

PALMEIRAS

Média de público 2022: 33.385 pessoas em cada um dos 37 jogos como mandante (terceiro clube com maior média) * números são do levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao Lance! ; média referente as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais).

SOMENTE NO BRASILEIRÃO - média de público: 35.943 por partida

Bilheteria: 3º - R$ 82,8 milhões / R$ 2,2 milhões (total/média) - 37 jogos como mandante (foi o clube com maior média) * números são do levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao Lance! ; média referente as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais).

Receita: R$ 728 milhões (até novembro)

Sócio-torcedor: Números de dezembro: 3 - Palmeiras: 75.211 sócios

Investimentos em contratações

Janela do meio do ano R $84,2 milhões (segundo que mais gastou em contratações) - Bruno Tabata, Merentiel e José López

Total em contratações em 2022: R$ 120,15 milhões

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