Os 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileirão a partir deste fim de semana têm seus uniformes fornecidos por onze marcas diferentes. O domínio deste setor do mercado esportivo é compartilhado por duas empresas: Umbro e Adidas. Cada uma tem cinco times no portfólio, totalizando metade da elite nacional.
Líder isolada em 2022, a Umbro manteve o número de clubes parceiros em relação à última edição do Brasileirão. A única mudança foi a saída do Avaí, rebaixado, para a entrada do Grêmio, que estava na Série B. O clube gaúcho se junta a Athletico-PR, Cuiabá, Fluminense e Santos na lista de times com material da marca britânica. A parceria com o Furacão, inclusive, existe desde 1997 e é a mais longeva entre um clube e uma fornecedora no futebol brasileiro.
Gigante do ramo, a Adidas igualou o número da Umbro com o retorno do Cruzeiro à elite nacional. Além do clube celeste, a marca alemã patrocina Atlético-MG, Flamengo, Inter e São Paulo.
Em seguida no ranking, aparece a Volt, marca brasileira que produz os uniformes de América-MG e Fortaleza. O acordo com o Tricolor do Pici terá início justamente no Brasileirão. O curioso é que, apesar de o material ser produzido pela Volt, o Fortaleza seguirá usando a logo da marca própria - Leão 1918 - no uniforme até o fim de 2023.
Os oito clubes restantes têm parcerias com oito empresas diferentes. Principais concorrentes da Adidas no futebol mundial, Nike e Puma têm apenas um clube cada na Série A do Brasileirão: Corinthians e Palmeiras, respectivamente. Há também três times com marcas próprias, uma queda em relação ao ano passado (6).
O levantamento já inclui a nova parceria entre Reebok e Botafogo. Sem marca na camisa desde o início de 2022, o Alvinegro tem a expectativa de lançar os novos uniformes até o fim do primeiro turno. A nova fornecedora está na parte final do desenvolvimento e espera concluir todos as etapas do processo nas próximas semanas.
Confira a lista dos fornecedores dos clubes do Brasileirão:
Umbro - 5
Athletico-PR, Cuiabá, Fluminense, Grêmio e Santos
Adidas - 5
Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Inter e São Paulo
Volt - 2
América-MG e Fortaleza
Nike - 1
Corinthians
Puma - 1
Palmeiras
Kappa - 1
Vasco
Reebok - 1
Botafogo
New Balance - 1
Red Bull Bragantino
Green - 1
Goiás
Esquadrão - 1
Bahia
1909 - 1
Coritiba