A Premier League, liga da primeira divisão da Inglaterra, está projetando uma espécie de união financeira com a English Football League, que representa os clubes da segunda à quarta divisões. O objetivo é fortalecer o futebol local e gerar certo equilíbrio entre os clubes que disputam cada divisão.

O CEO da PL, Richard Masters, e o presidente da EFL, desejam que o acordo valha a partir da próxima temporada, e a intenção é unir as "receitas líquidas" de transmissão da elite com as da liga parceira, a EFL. Masters explicou.

- A Premier League teve um crescimento exponencial nos últimos 15 anos, a EFL nem tanto - declarou o dirigente, na última terça-feira.

Rick Parry entende que a EFL pode receber 25% do total da receita conjunta, enquanto Masters não se posicionou sobre o possível formato de divisão. Além disso, os clubes que caem da elite para a segunda divisão, por exemplo, teriam menos vantagem financeira do que acontece atualmente.

- Essencialmente, você coloca nossa receita de mídia, a receita de mídia da EFL em um pote, você retira os custos e os divide em uma fórmula predeterminada, o que significa que daqui para frente, nosso crescimento é o crescimento da EFL e vice-versa, então nosso sucesso é compartilhado , alinha as duas organizações de uma maneira diferente e garante que as lacunas não se acumulem no futuro - completou Masters.

-> Confira a tabela da Premier League