Bicampeão mundial de surfe no sábado (9), Filipe Toledo receberá 200 mil dólares (cerca de R$ 1 milhão) pela vitória no WSL Finals 2023. Este é o prêmio previsto no regulamento da competição, porém, é possível que o brasileiro receba também incentivos de patrocinadores pela conquista.
Filipe Toledo com o troféu da WSL 2023 (Foto: Pat Nolan/World Surf League)
Além disso, os surfistas recebem também prêmios por etapas. Por isso, Filipinho, como é carinhosamente apelidado, já havia acumulado um montante de 415 mil dólares (aproximadamente R$ 2,08 milhões) em premiações da WSL por conta de seus resultados anteriores à final do campeonato.
Confira o total arrecadado por Filipe Toledo na temporada 2023
Todos os valores de premiação estão pré-definidos no regulamento da World Surf League para o circuito mundial. Desde 2019, a organização paga o mesmo valor para homens e mulheres na etapa final. Desta forma, a campeã da competição feminina, Caroline Marks, também receberá 200 mil dólares pela conquista.
Em 2022, quando Filipe Toledo venceu seu primeiro título, o valor da premiação foi o mesmo. O regulamento mantém o mesmo valor há cinco temporadas. No próximo ano, o brasileiro disputará, além do Circuito Mundial, as Olimpíadas de Paris, já que garantiu uma das duas vagas reservadas ao Brasil por seu desempenho; João Chianca, o Chumbinho, será o outro representante brasileiro.