A temporada passada do futebol brasileiro terminou com quatro times na liderança do ranking de taxa de ocupação dos uniformes. Por diferentes valores, os espaços comerciais estiveram ocupados na totalidade nas vestimentas de Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Red Bull Bragantino.
O Galo tinha um total de 13 patrocinadores, o Rubro-Negro teve nove, o Verdão quatro e o clube de Bragança Paulista também quatro. Sempre incluídos os fornecedores de material esportivo. O relatório é da Pluri Consultoria, com exclusividade para o LANCE!.
A taxa de ocupação dos uniformes analisa o percentual ocupado dentre os espaços disponíveis dos uniformes dos clubes, incluindo camisa, calção e meiões. Para a elaboração do cálculo, são utilizados pesos em cada uma das propriedades dos uniformes dos clubes analisados.
O patrocínio-máster pesa 20,9%. É o que tem maior relevância. Do outro lado, logomarcas expostas nos meiões dão peso de 1,5%.
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Há clubes que, por opção, ofertam apenas parte do uniforme para os patrocinadores, enquanto outros optam por colocar mais espaços à venda. O conceito de taxa de ocupação dos uniformes considera apenas as propriedades que estão disponíveis para a venda ao mercado.
Logo abaixo do quarteto que liderou o ranking ficaram, empatados em quinto lugar, Fortaleza e Santos. Foram analisados 36 clubes brasileiros a partir de critérios como tamanho de torcida e receita anual.