Grupo do Qatar anuncia oferta para comprar 100% do Manchester United: ‘Devolver o clube às glórias’
Príncipe herdeiro do Qatar terá a concorrência de bilionário britânico e de grupos dos Estados Unidos e da Arábia Saudita
- Matéria
- Mais Notícias
O que era um boato nos últimos dias foi confirmado nesta sexta-feira. Um grupo do Qatar, comandado pelo príncipe herdeiro Jassim bin Hamad Al Thani, anunciou uma oferta para comprar 100% do Manchester United.
Os valores não foram divulgados, mas devem estar na faixa de 3,5 a 4,5 bilhões de libras. Em comunicado enviado à imprensa, Al Thani diz que quer "devolver o clube à sua antiga glória, dentro e fora do campo, e buscará devolver os torcedores ao coração do Manchester United". Leia o texto na íntegra no fim da matéria.
Relacionadas
Jassim bin Hamad bin Jaber Al Thani é presidente de um dos maiores bancos do Qatar e filho do ex-primeiro ministro do país que sediou a última Copa do Mundo. Ele também é torcedor declarado dos Red Devils.
Esta sexta-feira, 17 de fevereiro, era o prazo final para a formalização de interesse no processo de venda do Manchester United. Além da proposta qatari, a outra oferta que se tornou pública é de Jim Ratcliffe, um dos homens mais ricos do Reino Unido e fundador do conglomerado Ineos. A imprensa internacional também cita possíveis ofertas de grupos do Estados Unidos e da Arábia Saudita.
O Manchester United foi posto à "possível venda" no fim de novembro de 2022 pelos atuais proprietários, os irmãos Abram e Joel Glazer. De acordo com nota oficial, a medida faz parte do processo para “explorar alternativas estratégicas para melhorar o crescimento do clube”.
Para organizar o processo, a família contratou o Grupo Raine, o mesmo banco que intermediou a venda do Chelsea no ano passado. A princípio, o plano dos irmãos Glazer é vender a propriedade por cinco bilhões de libras (R$ 31,1 bilhões hoje).
Leia o comunicado na íntegra
"Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani confirmou hoje a apresentação de uma oferta por 100% do Manchester United Football Club. A oferta planeja devolver o clube às suas antigas glórias dentro e fora do campo e, acima de tudo, buscará colocar os torcedores no coração do Manchester United Football Club mais uma vez.
A oferta será totalmente livre de dívidas por meio da Nine Two Foundation de Sheikh Jassim, que buscará investir nos times de futebol, no centro de treinamento, no estádio e na infraestrutura mais ampla, na experiência dos torcedores e nas comunidades que o clube apoia.
A visão da licitação é que o Manchester United Football Club seja conhecido pela excelência no futebol e considerado o maior clube de futebol do mundo. Mais detalhes da licitação serão divulgados, quando apropriado, se e quando o processo de licitação se desenvolver. "
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias