Atual líder do Brasileirão, o Botafogo tem impressionado não só nos gramados, mas também nas redes sociais. Segundo dados da “Deportes & Finanzas”, o Alvinegro assumiu a liderança entre os clubes com mais interações no TikTok, com 48,9 milhões de cliques.

A jornada do Fogão rumo ao sucesso nas redes é marcada pelos bons resultados em campo e pelas estratégias criativas que envolvem a torcida. Músicas como "Segovinha joga bola" e "Tá chegando a hora", em referência aos jogadores Matías Segovia e Tiquinho Soares, têm conquistado o público e se tornaram parte do marketing do clube.

+ Primeiro turno do Brasileirão 2023 bate recorde histórico de público; veja clubes com maiores médias

Esse carinho compartilhado com os torcedores impulsionou o engajamento nas redes sociais, proporcionando um alcance abrangente em suas campanhas de publicidade, especialmente entre os jovens.

- A abordagem leve e descontraída das publicações, combinada com a utilização inteligente de memes e brincadeiras, desempenha um papel crucial ao fortalecer o vínculo com os fãs e fomentar o engajamento. Essas ações criativas destacam-se como estratégias essenciais para envolver os torcedores, superando a importância dos números de seguidores. A abordagem não apenas fortalece a relação com a torcida, mas também apresenta oportunidades lucrativas, além dos tradicionais ingressos e planos de sócio-torcedor - afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Segovinha é um dos destaques do Botafogo em campo e nas redes (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

INFLUÊNCIA DO TIKTOK

O destaque do Botafogo no TikTok exerce um impacto mais significativo que em outras plataformas digitais. De acordo com informações do Instituto Reuters, grupos mais jovens têm preferido acessar notícias através das redes sociais, com o TikTok liderando o aumento no número de indivíduos entre 18 e 24 anos que buscam informações.

Nesse cenário, celebridades, influenciadores e instituições esportivas ganham a atenção do público de maneira mais eficiente do que jornalistas tradicionais. O Alvinegro aproveitou essa tendência, transformando-a em uma oportunidade para expandir sua presença na rede e consolidar uma conexão ainda mais poderosa com os fãs mais jovens.

Tiquinho Soares é o artilheiro do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

- A estratégia bem afinada do Botafogo dialoga com os desejos do torcedor nas redes sociais. Ao explorar formatos populares como músicas, memes, dancinhas, paródias e bastidores que humanizam e aproximam os jogadores da torcida, o clube faz com que o torcedor se sinta reconhecido, tornando a rede um ativo importante para alcançar e fidelizar uma nova geração de torcedores - destaca Ana Clara Campos, gerente de conteúdo da End to End.

Líder no Brasil, o Botafogo ocupa a terceira posição nas Américas, apenas atrás do Inter Miami, que explodiu após a chegada do argentino Lionel Messi, com 175 milhões de interações, e também o Chivas, do México, com 62 milhões.