A corrida para comprar o Manchester United ganhou um novo episódio nos últimos dias. Das duas propostas que se tornaram públicas, uma leva vantagem atualmente: a do consórcio liderado pelo Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani, presidente do Qatar Islamic Bank (QIB, o Banco do Qatar). O grupo fez uma oferta para assumir o controle total do clube da Premier League, que inclui um ponto-chave para os donos atuais: o pagamento de dívidas.

A empresa Ineos, do bilionário britânico Jim Ratcliffe, é a única outra licitante a declarar oficialmente interesse na compra do Manchester United. Apesar de haver pouca diferença financeira entre as ofertas (ambos ofereceram algo em torno de 4,5 bilhões de euros), o empresário não irá cumprir a promessa de pagamento de dívida feita pelo sheik qatari. A informação é do The Athletic, jornal da Inglaterra.

A promessa de fazer a aquisição de dívidas é, portanto, uma das principais vantagens de Al Thani sobre o bilionário inglês Ratcliffe. De acordo com as estimativas, o Manchester United tem em torno de 1 bilhão de euros em dívidas acumuladas.

Leia abaixo os comunicados de ambos os lados, com a visão e as propostas para a compra do Manchester United.

Comunicado de Jim Ratcliffe, proprietário da INEOS

"Sir Jim Ratcliffe e INEOS apresentaram uma oferta para a propriedade majoritária do Manchester United Football Club. Queremos ver nosso papel como guardiões de longo prazo do Manchester United em nome dos torcedores e da comunidade em geral.

Somos ambiciosos e altamente competitivos e gostaríamos de investir no Manchester United para torná-lo o clube número um do mundo mais uma vez. Também reconhecemos que a governança do futebol neste país está em uma encruzilhada.

Gostaríamos de ajudar a liderar este próximo capítulo, aprofundando a cultura do futebol inglês, tornando o clube um farol para uma abordagem de propriedade moderna, progressiva e centrada no torcedor.

Queremos um Manchester United ancorado em sua orgulhosa história e raízes no noroeste da Inglaterra, colocando o Manchester de volta no Manchester United e claramente focado em vencer a Liga dos Campeões."

Jim Ratcliffe não quer comprar dívidas do United (Foto: Divulgação/ INEOS)

Comunicado de Al Thani, presidente do Qatar Islamic Bank

"Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani confirmou hoje a apresentação de uma oferta por 100% do Manchester United Football Club. A oferta planeja devolver o clube as suas antigas glórias dentro e fora do campo e, acima de tudo, buscará colocar os torcedores no coração do Manchester United Football Club mais uma vez.

A oferta será totalmente livre de dívidas por meio da Nine Two Foundation de Sheikh Jassim, que buscará investir nos times de futebol, no centro de treinamento, no estádio e na infraestrutura mais ampla, na experiência dos torcedores e nas comunidades que o clube apoia.

A visão da licitação é que o Manchester United Football Club seja conhecido pela excelência no futebol e considerado o maior clube de futebol do mundo. Mais detalhes da licitação serão divulgados, quando apropriado, se e quando o processo de licitação se desenvolver."