WNBA é eleita a liga esportiva que ‘mais cresce no mundo’ em 2024

Basquete feminino estadunidense está em alta após último draft

imagem cameraWNBA é a liga de basquete feminino dos Estados Unidos (Foto: Elsa/AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/12/2024
06:00
Atualizado em 13/12/2024
08:06
Compartilhar

A temporada 2023/24 da WNBA entrou para a história como a mais assistida da sua história. Em relatório produzido pela Morning Consult, a competição está no topo da lista de marcas esportivas que mais cresceram neste ano.

➡️ NBA relança versão famosa do comercial de Natal; veja vídeo

Fator Caitlin Clark e renovação

Um dos principais rostos da liga, Caitlin Clark, do Indiana Fever, foi eleita a “atleta do ano” pela Revista Time. A jogadora de 22 anos teve grande impacto em sua primeira temporada na principal competição de basquete feminino do planeta.

Logicamente, o impacto de Clark não foi somente para si, mas para a WNBA. A participação dela impulsionou um crescimento de audiência e repercussão no campeonato. O duelo entre Fever e Mystics quebrou o recorde de público em um único duelo da WNBA, com um total de 20.711 pessoas.

Caitlin Clark, camisa 22 do Indiana Fever (Foto: Gregory Shamus/AFP)

Além de Clark, a brasileira Kamilla Cardoso fez parte do processo de renovação da WNBA. Mesmo fora dos playoffs, ela terminou a temporada com médias de 9,8 pontos, 7,9 rebotes, 1,7 assistências e 0,5 roubos de bola por noite.

Na geração do 2024 WNBA Draft, outros nomes como Angel Reese (rival de Kamilla no colegial e companheira pelo Chicago Sky), Rickea Jackson, do Los Angeles Sparks; e Leonie Fiebich, do New York Liberty, foram destaques em seus primeiros anos na liga.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Em números, foi a temporada mais assistida da WNBA nos últimos 24 anos. Na final da temporada 2023/24, entre New York Liberty e Minnesota Lynx, o número de espectadores simultâneos foi recorde na história da liga, com um aumento de 142% na audiência em comparação à temporada passada. Os 17 jogos da pós-temporada tiveram, em média, 970 mil telespectadores cada. Em patrocínios, a WNBA superou 136 milhões durante a temporada regular de 2024.

Siga o Lance! no Google News