Copinha: confira curiosidades do principal torneio sub-20 do Brasil
Veja algumas curiosidades da maior competição de base do Brasil
- Matéria
- Mais Notícias
A Copinha, principal torneio de base do futebol brasileiro, está chegando. Em sua 55ª edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior é palco da nova geração do futebol, atraindo os olhos do público para os próximos craques produzidos pelo Brasil. O Lance! traz algumas curiosidades da Copinha, nestes quase 55 anos de competição.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Confira as maiores curiosidades da Copinha
O gol mais rápido da Copinha
Fred, ídolo do Fluminense, é o detentor do gol mais rápido na história da Copinha, O centroavante marcou um gol com 3,17 segundos, do meio-campo, em partida do América-MG contra o Vila Nova, na terceira rodada da Copa São Paulo de 2009.
As maiores goleadas da Copa São Paulo
14 a 0 é a maior goleada da Copa São Paulo, e o placar já foi repetido duas vezes. A primeira foi na vitória do Cruzeiro sobre o Vasco, em 1974. Em 2010, Santo André repetiu o placar sobre o Santana, do Amapá.
O melhor ataque e o maior artilheiro em uma edição
Na Copinha de 1991, a Portuguesa emplacou o melhor ataque da história da competição em uma edição. Ao todo, a Lusa marcou 33 gols, com o atacante Sinval quebrando o recorde de mais gols marcados em uma edição, com 12 tentos.
Os clubes estrangeiros que já participaram da Copinha
Ao todo, 15 clubes de fora do Brasil já jogaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, como Bayern de Munique (1985), Boca Juniors, Vélez Sarsfield-ARG, Providencia-MEX, Cerro Porteño-PAR, Pérolas Negras-HAI, Seleção da China sub-20, Seleção do Japão sub-20, Nagoya Grampus-JAP, Tokyo Verdy-JAP, Kashiwa Reysol-JAP, Al-Hilal e Peñarol-URU.
Destes, apenas o Kashiwa Reysol, em 2014, passou da primeira fase.
Times paulistas na final
Somente em cinco oportunidades (1971, 1980, 1996 e 2011, e 2020) que pelo menos um time paulista não figurou entre os finalistas. A última foi em 2020, com o jogo entre Internacional e Grêmio.
Escolas já jogaram a competição
Duas escolas já disputaram o torneio a convite da Federação Paulista de Futebol (FPF). Em 1971 foi a Escola Estadual Brigadeiro Veloso, e um ano depois, em 1972, a Escola Estadual Professor Andrônico de Mello. Ambas caíram na fase de grupos.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias