menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Por onde anda Renato Abreu, ex-meia de Flamengo e Corinthians?

Ex-camisa 11 do Flamengo se destacou pelas cobranças de falta.

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraRenato Abreu em ação pelo Flamengo, clube onde se tornou ídolo com gols de falta e atuações decisivas. (Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 26/04/2025
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias
Ver Resumo da matéria por IA
Renato Abreu nasceu em São Paulo em 9 de junho de 1978.
Iniciou a carreira no Marcílio Dias e teve destaque no Guarani.
Jogou no Flamengo de 2005 a 2013, sendo artilheiro em duas temporadas.
Após aposentadoria, se envolve em projetos sociais e eventos do Flamengo.
Interessa-se em seguir carreira como dirigente ou treinador.
Resumo supervisionado pelo jornalista!

Carlos Renato de Abreu, mais conhecido como Renato Abreu, nasceu em São Paulo, no dia 9 de junho de 1978. Começou sua trajetória no futebol nacional em Santa Catarina, como atacante do Marcílio Dias. Teve passagens por Joinville, União Barbarense e Guarani, se destacando com dois gols marcados contra o Flamengo, no Maracanã, pela Copa do Brasil de 2001. A performance lhe rendeu a ida ao Corinthians, clube pelo qual conquistou títulos como o Paulistão e a Copa do Brasil. O Lance! te conta por onde anda Renato Abreu.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A carreira de Renato Abreu

Apesar dos títulos, Renato Abreu não se firmou como titular no Timão, o que abriu espaço para sua chegada ao Flamengo em 2005. No Rubro-Negro, viveu o auge da carreira. Com um potente chute de média e longa distância, logo virou referência em cobranças de falta e caiu nas graças da torcida. Foi artilheiro da equipe em duas temporadas e peça-chave na conquista da Copa do Brasil de 2006.

O meia atuou em 271 partidas pelo Flamengo e marcou 73 gols — sendo o terceiro maior artilheiro do clube no século XXI até ser ultrapassado por Gabigol em 2021. Também conquistou títulos estaduais, como o Carioca de 2007 e 2011, e a Taça Guanabara. Ainda se destacou por sua regularidade: em 2006, participou de 59 dos 68 jogos do clube.

continua após a publicidade

Entre 2007 e 2010, Renato teve passagens de sucesso pelos Emirados Árabes, atuando por Al-Nasr e Al-Shabab. Em 2010, voltou ao Flamengo com status de líder e referência. Viveu uma segunda passagem importante, mesmo em um time instável, e em 2011 chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, já com 33 anos, para o Superclássico das Américas.

Depois de deixar o Flamengo em 2013, Renato Abreu assinou com o Santos. No Peixe, teve uma passagem discreta e, ao fim da temporada, decidiu encerrar oficialmente sua carreira como jogador profissional.

continua após a publicidade

Por onde anda Renato Abreu?

Após pendurar as chuteiras, Renato Abreu se manteve ligado ao futebol. Participou de partidas festivas, eventos do Flamengo e também se envolveu com projetos sociais voltados à formação de jovens atletas. Em entrevistas recentes, revelou que passou a cuidar mais da saúde e do convívio com a família, especialmente após descobrir um problema cardíaco ainda em atividade, em 2012, o qual foi corrigido por cirurgia.

Hoje, Renato Abreu vive no Rio de Janeiro e é presença constante em programas esportivos e eventos ligados ao Flamengo. Também já demonstrou interesse em seguir carreira fora das quatro linhas, seja como dirigente ou treinador. Embora não tenha assumido cargo técnico até o momento, seu nome permanece presente entre os torcedores, principalmente pelo legado construído no clube da Gávea.

Clubes em que jogou

  • Marcílio Dias – 1998
  • Joinville – 1999
  • União Barbarense – 2000
  • Guarani – 2000–2001
  • Corinthians – 2001–2005
  • Flamengo – 2005–2007
  • Al-Nasr (Emirados Árabes) – 2007–2008
  • Al-Shabab (Emirados Árabes) – 2008–2010
  • Flamengo – 2010–2013
  • Santos – 2013

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias