Por onde anda Shunsuke Nakamura, meia especialista em faltas?
Shunsuke Nakamura marcou época com sua precisão nas bolas paradas.

- Matéria
- Mais Notícias
Shunsuke Nakamura é um dos maiores jogadores da história do futebol japonês. Com uma carreira marcada por técnica refinada, precisão cirúrgica nas cobranças de falta e muita visão de jogo, Nakamura conquistou fãs por onde passou — seja na J.League, na Itália, na Escócia ou na Espanha. O Lance! te conta por onde anda Shunsuke Nakamura.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Nascido em Yokohama, em 1978, o meia começou sua trajetória profissional no Yokohama F. Marinos em 1997. Ganhou projeção ao ser eleito o melhor jogador da J.League em 2000, despertando o interesse de clubes europeus. Em 2002, após não ser convocado para a Copa do Mundo disputada em casa, decidiu se transferir para o futebol italiano, onde defendeu a Reggina por três temporadas. Mas foi na Escócia que Nakamura se transformou em ídolo.
No Celtic, entre 2005 e 2009, o japonês se destacou como um dos maiores estrangeiros da história do clube. Marcou gols importantes, como o memorável tento de falta contra o Manchester United na Champions League de 2006, e conquistou títulos como o Campeonato Escocês e a Copa da Escócia. Eleito o melhor jogador da Escócia em 2007, Nakamura ainda jogaria pelo Espanyol antes de retornar ao Japão.
De volta ao Yokohama F. Marinos, Nakamura seguiu em alto nível. Foi novamente eleito o MVP da J.League em 2013 e encerrou a carreira em 2022, após passagens também por Júbilo Iwata e Yokohama FC.
Por onde anda Shunsuke Nakamura?
Após se aposentar dos gramados aos 44 anos, Shunsuke Nakamura assumiu um novo papel no futebol. Desde 2023, ele integra a comissão técnica do Yokohama FC, seu último clube como jogador, atuando como treinador da equipe principal. A experiência e o prestígio de Nakamura têm sido vistos como fundamentais para o desenvolvimento dos jovens atletas do clube.
Além disso, Nakamura continua envolvido em atividades promocionais e participa de eventos relacionados ao futebol no Japão, sendo uma figura respeitada tanto por sua trajetória quanto pelo estilo elegante dentro e fora de campo. Em programas de TV, já demonstrou sua precisão lendária em desafios inusitados, como acertar objetos à distância com a bola — o que reforça o título de “mestre das cobranças de falta”.
Clubes em que jogou
- Yokohama F. Marinos (Japão) – 1997–2002 e 2010–2017
- Reggina (Itália) – 2002–2005
- Celtic (Escócia) – 2005–2009
- Espanyol (Espanha) – 2009–2010
- Júbilo Iwata (Japão) – 2017–2019
- Yokohama FC (Japão) – 2019–2022
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias