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Streaming de games Nimo TV chega ao Brasil com foco em mobile

Serviço para transmissão de jogos já conta com cinco milhões de usuários ativos por mês

Nimo TV
imagem camera(Foto: Wagner Wakka/Canaltech)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/06/2019
13:52

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O Brasil tem mais um serviço para transmissão de jogos. A Nimo TV, que já conta com cinco milhões de usuários ativos por mês e é líder no setar na China, está desembarcando no país. Qual o segredo para fazer sucesso? Posicionamento e investimento.

A empresa se coloca como a principal rede de streaming de games para o setor mobile. “Esta era uma fatia de mercado que nós vimos que estava sendo deixada de lado pelos concorrentes. Então, nós pegamos pra gente. Hoje, é o mercado mais forte dentro dos games e a área de streaming ainda estava focando em consoles e PCs”, explica Lucas Peng, Brazil Country Manager da Huya, detentora da plataforma.

De fato, o mercado é voltado para o mobile. Segundo relatório do Newzoo do começo deste ano, a estimativa é de que sejam geradas receitas de cerca de US$ 150 bilhões em 2019 apenas com jogos. Mais da metade disso é com games para tablets e smartphones.

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Lucas Peng, Brazil Country Manager da Huya (Foto: Wagner Wakka/Cnaaltech)

A Newzoo também acredita que este seja o ano em que games mais imersivos e competitivos podem chegar aos aparelhos móveis, como já foi mostrado com o sucesso de Fortnite e PUBG Mobile. O cenário de 2019 deve ser favorável para lançamento de jogos de tiro, MOBAs e MMORPGs.

Um dos principais da Nimo é o Free Fire, game do gênero battle royale que toma conta dos aparelhos, principalmente dos mais jovens. Contudo, Peng aponta que investir somente nisso não é o caminho para a Nimo. Para ele, esta é uma das falhas de empresas brasileiras do setor. “Geralmente, o pessoal por aqui quer muito investir em curto prazo e colocam todas as suas fichas em um jogo tal. Isso os deixa muito a mercê de desempenho daquele jogo. Estamos fortes com Free Fire e vamos investir nele, mas queremos reservar um budget para também apoiar outras iniciativas”, explica o gerente.

Ele conta que, na China, o setor de streaming é maior que apenas para games, voltando-se para viagem, lifestyle e outras modalidades. “Às vezes, a pessoa vai viajar sozinha e transmite tudo, ao vivo, na rua mesmo”, brinca.

Investimento

Um dos motivos pelo qual a Huya está expandindo a atuação da Nimo TV para o Brasil foi o aporte de US$ 460 milhões recebido da Tencent. Atualmente, a Huya é apontada como a única empresa de streaming da China com capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York.

Plataforma

Para ser o serviço de streaming mobile, Peng ressalta que o serviço precisa ser amigável em aparelhos, até mesmo nos menos potentes. Por conta disso, a Nimo TV tem algumas características direcionadas para o setor.

Histórico da plataforma apresentado em evento em SP (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Uma delas é a possibilidade de fazer a transmissão direto do smartphone, transmitindo a tela do aparelho no canal do influenciador. “Os influenciadores maiores gostam de falar em câmeras e microfones bons, mas é preciso dizer que qualquer pessoa pode começar a gravar com seu celular mesmo. A ideia é cortar o máximo de empecilho possível”, explica o gerente. A plataforma ainda permite transmissão em 4K, vídeo das transmissões salvos para assistir depois e apresenta para o usuário os possíveis problemas em suas lives, ajudando com soluções.

Por fim, o influenciador e usuários podem fazer um clipe rápido de uma jogada ou momento marcante e compartilhar direto nas redes sociais, aumentando o engajamento.

“Eu comecei fazendo lives de brincadeira, um ano atrás. Sou comediante, brinco com a galera. Costumo dizer que o mais importante é você se colocar nisso. Independentemente de câmera, o legal é você ser divertido, fazer algo diferente. Quando eu comecei, fazia tudo com o que tinha, em live com 360p [de resolução] e batia muito mais gente na minha live”, aponta Piuzinho, personalidade no Free Fire dentro da plataforma da Nimo TV. Atualmente, ele conta com quase 2 milhões de seguidores.

Influenciadores que são destaque da plataforma (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

A empresa também apresentou Bruno "PlayHard" Bittencourt, outro jogador de Free Fire que vai estrear na Nimo TV agora.

O app é gratuito e pode ser baixado pela App Store, Google Play e também por APK do Android.

Leia a matéria no Canaltech.

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