Grêmio tem quase 80% de eficiência contra equatorianos na Libertadores
Equipe gaúcha sofreu apenas uma derrota em oito confrontos pelo torneio continental <br>e defende retrospecto favorável na semifinal deste ano, contra o Barcelona de Guayaquil
- Matéria
- Mais Notícias
Mesmo com 17 participações na Copa Libertadores e dois títulos conquistados em quatro finais disputadas, o Grêmio registra poucos duelos com equatorianos em seu histórico na competição sul-americana. Nas semifinais deste ano, o Tricolor enfrentará o Barcelona de Guayaquil.
Foram apenas oito confrontos com equipes do país vizinho, com retrospecto mais do que positivo para os gaúchos: seis vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento é de 79,1%.
O primeiro embate ocorreu em 1995, época em que a divisão dos grupos da Libertadores era feita por país. Naquela edição, os representantes brasileiros, Grêmio e Palmeiras, duelaram com El Nacional e Emelec.
Na campanha do segundo título continental dos gaúchos, a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari empatou em 1 a 1 com o Emelec em Guayaquil, venceu o El Nacional em Quito e passou sem dificuldades pelos adversários no Olímpico.
Os outros quatro confrontos ocorreram neste século, todos diante da LDU.
Foi com a equipe de Quito que o Grêmio disputou uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2013. Perdeu fora de casa por 1 a 0, mas ganhou em Porto Alegre pelo mesmo placar, com gol de Elano. Nos pênaltis, o Tricolor triunfou e passou pela preliminar.
No ano passado, Grêmio e LDU compuseram o Grupo 6 do torneio. Com duas vitórias, 4 a 0 na Arena e 3 a 2 em Quito, os brasileiros ampliaram a soberania no duelo com os equatorianos.
Encontro na Sul-Americana
Grêmio e Barcelona já decidiram mata-matas na América do Sul, mas pela Copa Sul-Americana. As duas equipes se cruzaram nas oitavas de final em 2012.
No jogo de ida, no Equador, vitória tricolor por 1 a 0, gol de Werley, e com um jogador a menos, já que Tony fora expulso no segundo tempo. No duelo de volta, no Olímpico, novo triunfo, agora por 2 a 1, e classificação garantida às quartas de final - o Grêmio seria eliminado na sequência pelo Millonarios-COL.
Coincidentemente, naquele ano, o Barcelona contava em seu elenco com dois jogadores que posteriormente vestiriam a camisa gremista: o zagueiro Erazo, atualmente no Atlético-MG, e o atacante Arroyo, contratado em julho.
Na Libertadores de 2017, Grêmio e Barcelona se enfrentarão em 25 de outubro, em Guayaquil, e no dia 1º de novembro, em Porto Alegre.
Grêmio contra equatorianos na Libertadores:
14/3/1995 - Emelec 2 x 2 Grêmio
17/3/1995 - El Nacional 1 x 2 Grêmio
31/3/1995 - Grêmio 4 x 1 Emelec
7/4/1995 - Grêmio 2 x 0 El Nacional
23/1/2013 - LDU 1 x 0 Grêmio
30/1/2013 - Grêmio 1 x 0 LDU
2/3/2016 - Grêmio 4 x 0 LDU
13/4/2016 - LDU 2 x 3 Grêmio
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias