Os confrontos das quartas de final da Copa Libertadores já estão decididos. Dos oito classificados, sete são campeões e somam 23 taças. Apenas o Atlético Tucumán (ARG) busca a conquista inédita. A Copa recomeça na semana do dia 18 de setembro e terá a partida de volta disputada entre os dias 2 e 4 de outubro. O LANCE! detalha abaixo como as equipes chegam para a próxima fase do torneio sul-americano:
Independiente (ARG) x River Plate (ARG)
O duelo conta com dez taças de Libertadores em campo. Sem nenhuma derrota na competição, a equipe do River vem de um resultado positivo e convincente após derrotar o Racing por 3 a 0, no Monumental de Núñez. A primeira partida tinha empatado por 0 a 0. Também tem a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos.
Já o maior campeão da competição (7), o Independiente contou com muita polêmica para passar pelo Santos. A Conmebol puniu o Peixe por escalar o volante Sánchez de forma irregular na partida de ida, o que consequentemente ocasionou em uma derrota brasileira por 3 a 0 . Na volta, empate por 0 a 0 e classificação argentina.
Os times já se enfrentaram 21 vezes por competições internacionais: foram nove triunfos do River, dez empates e apenas duas vitórias do Independiente. Quem avançar encara o vencedor de Grêmio x Atlético Tucumán.
Grêmio x Atlético Tucumán (ARG)
Depois de perder o jogo de ida por 2 a 1, o atual campeão da Libertadores conseguiu devolver o resultado em sua Arena e levou a disputa para os pênaltis. O Grêmio converteu todas suas cobranças e garantiu vaga nas quartas. Com 14 pontos na primeira fase, a equipe gaúcha fez a segunda melhor campanha geral, atrás apenas do Palmeiras.
Em sua segunda participação na história da competição, o Atlético Tucumán enfrenta o Grêmio buscando fazer história. Nas oitavas, vitória por 2 a 1 no placar agregado contra o Atlético Nacional, da Colômbia. Foi a primeira vez que o clube foi além da fase de grupos na Libertadores, se classificando como o quinto melhor segundo colocado. A grande estrela e referência do time é o ídolo Luis Manuel Rodríguez. Ele foi goleador da Sul-Americana no ano passado, com cinco gols.
Será o primeiro duelo entre Grêmio e Atlético Tucumán em toda a história. Quem avançar encara o vencedor de Independiente x River Plate.
Palmeiras x Colo-Colo (CHI)
Melhor campanha da primeira fase da competição, com 16 pontos em 18 disputados, o Verdão terá o Colo-Colo em seu caminho para tentar levantar a taça de campeão da América. Mesmo com a derrota para o Cerro Porteño por 1 a 0 na partida de volta, o Palmeiras se classificou por conta de um tranquilo triunfo por 2 a 0 no primeiro jogo. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari conta com o vice-artilheiro da competição, Borja, que soma oito gols.
Do outro lado, o Colo-Colo avançou para as quartas de final pela primeira vez depois de 21 anos com a pior campanha geral (oito pontos). Os chilenos eliminaram o Corinthians jogando em Itaquera e farão frente com o Palmeiras na próxima fase do torneio. A partida será marcada pelo reencontro de Valdivia com a torcida do Palmeiras.
Foram três jogos entre Palmeiras e Colo-Colo: apenas uma vitória do Verdão e duas vitórias do time chileno. Quem avançar encara o vencedor de Cruzeiro x Boca Juniors.
Cruzeiro x Boca Juniors (ARG)
A Raposa se classificou com a quinta melhor campanha entre os primeiros (11 pontos). Nas oitavas, vitória por 2 a 0 contra o Flamengo no Maracanã e derrota em Belo Horizonte por 1 a 0. A equipe de Mano Menezes tem o melhor ataque da competição, com 17 gols marcados.
Já o Boca se classificou para a fase de mata-mata da competição com a terceira pior campanha entre os classificados, com nove pontos em 18 disputados. Nas oitavas, vitória tranquila nos jogos de ida e volta contra o Libertad.
São 14 jogos entre as equipes: seis vitórias do Cruzeiro, três empates e cinco triunfos do Boca. Quem avançar encara o vencedor de Palmeiras x Colo-Colo.