Caracas renova o time e vaga na fase de grupos da Libertadores é fixação
Com técnico novo e uma nova base para 2016, Caracas quer ganhar tudo na Venezuela e fazer boa campanha na Liberta. Para isso, precisará vencer o Huracán e ir à fase de grupos
O Caracas Fútbol Club, da Venezuela, participou de 14 Libertadores. Sua melhor participação foi em 2009, quando chegou às quartas de final. Mais uma vez representando o país, o Caracas tentará eliminar o atual vice-campeão da Sul-Americana, os argentinos do Huracán. O primeiro jogo será nesta terça-feira,no Estádio Olímpico da Universidad Central de Venezuela, com capacidade para 25 mil pessoas. A volta, no dia 9, na terça-feira de Carnaval, na Argentina. Quem avançar vai para o Grupo 4 da competição e enfrentará, além do cabeça de chave Peñarol, o Atlético Nacional e o Sporting Cristal.
O Caracas é um dos clubes mais endinheirados do futebol venezuelano. Era o favorito ao título e como não chegou ao topo, todos consideraram a campanha frustrante. Menos mal que o time terminou em terceiro lugar e, ao menos, arrancou uma vaga na primeira fase da Liberta.
Para conseguir a vaga à fase de grupos, a diretoria realizou várias mudanças. Antonio Franco é o novo técnico. Para esta temporada os principais reforços são: Over García, Robert Hernández, Luis Terán, Paulo César Arango e Andrés Sampedro. A figura de destaque na equipe é Miguel Mea Vitali, volante tanto de contenção como de criação, com bom desempenho em bola parada. Um jogador de grande experiência e liderança.
Os onze que devem enfrentar o Huracán são: Wuilker Fariñez; Jefre Vargas, Andrés Sánchez, Giácomo Di Giorgi, Rubert Quijada; Miguel Mea Vitali, Robert Garcés; Paulo César Arango, Robert Hernández; Over García e Armando Maita.
A equipe tem dois esquemas táticos: 4-4-2 e 4-2-3-1. Seus pontos fortes são a solidez da defesa e a experiência de jogadores como Miguel Mea Vitali e Andrés Sánchez (peças importantes num time com muita juventude).
O ponto mais fraco é a dificuldade para fazer gols. Por esse motivo o clube aposta nesta temporada na chegada de jogadores criativos e ofensivos, como são os volantes Robert Hernández e Paulo César Arango e o atacante Over García.