Cinco classificados, sete quase lá: veja como está a Liberta e simule os jogos

Palmeiras, Santos, Libertad (PAR), River Plate (ARG) e Racing (ARG) já estão nas oitavas de final da Copa. Quatro brasileiros estão com situações bem encaminhadas

Escrito por

Cinco clubes já estão garantidos nas oitavas de final da Copa Libertadores, que terá sua fase de grupos encerrada no dia 24 de maio. Palmeiras, o primeiro a se garantir, ganhou as companhias de Santos, Libertad (PAR), River Plate (ARG) e Racing (ARG) nesta semana. Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians estão muito próximos da vaga. Vasco está fora, sem vitórias em seu grupo. Confira a tabela da competição e simule os resultados na reta final da fase.

Os classificados
​Palmeiras chegou a 13 pontos no Grupo 8 e tem a melhor campanha da Copa: irá garantir a situação se vencer o Júnior Barranquilla (COL), em casa, na última rodada e, assim, teria o direito de decidir todos os mata-matas no Allianz Parque até a final. River Plate e Racing, com 11 pontos nos Grupos 4 e 5, respectivamente, precisam de empates diante de Flamengo e Cruzeiro para se garantirem na liderança. Santos, com nove pontos no Grupo 6, fica em primeiro com vitória na rodada final, contra o Real Garcilaso (PER), em casa. Libertad (12 pontos) só perde a ponta se for goleada por cinco gols de diferença para o Atlético Tucumán (ARG), em casa, na última rodada do Grupo 3.

Brasileiros quase lá
​Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo estão com suas vagas nas mãos. O Tricolor, líder do Grupo 1 com oito pontos, precisa de mais uma vitória em duas rodadas, contra Monagas (VEN), fora, e Defensor (URU), em casa. A Raposa só não passa se algo de outro planeta acontecer: perder no Mineirão para o Racing e ver a Universidad de Chile vencer o Vasco, em Santiago, por 15 gols de diferença. O ótimo saldo de nove gols faz o Cruzeiro precisar de vitória simples sobre os argentinos para fechar o grupo em primeiro.

Ao Fla, basta vencer o Emelec (ECU), no Rio, na próxima rodada, para carimbar a vaga, ir a nove pontos e jogar por vitória contra o River, na Argentina, para ficar na liderança. O Timão é o líder do Grupo 7, com sete pontos a duas rodadas do fim. Uma vitória contra o Deportivo Lara (VEN), fora, classifica o Timão. Mesma que perca, a vaga estará garantida na rodada final com vitória diante do Millonarios (COL), na Arena Corinthians. Os confrontos diretos da chave, que está embolada, deixam o time nesta situação.

Gringos quase lá
Nacional (URU) e Atlético Tucumán (ARG) estão com classificações bem encaminhadas. O primeiro só cai fora no grupo do Peixe se for goleada por mais de três gols para o Estudiantes (ARG), na Argentina, na rodada final. O Tucumán precisa de um empate contra o líder Libertad, no Paraguai. Líder do Grupo 2 com nove pontos, o Atlético Nacional (COL) só precisa de um empate nos dois jogos que restam, contra Delfín (ECU), fora, e Colo-Colo (CHI), em casa.

Gigantes ameaçados
​Peñarol (URU), no Grupo 3, precisa vencer o The Strongest (BOL), fora, na última rodada e torcer para que o Libertad vença o Tucumán, no Paraguai. Um empate no jogo de seus adversários o elimina da Copa. Boca Juniors (ARG), no Grupo 8, precisa vencer o Alianza Lima (PER), na Argentina, e torcer para que o Palmeiras não perca do Júnior Barranquilla (COL), no Allianz Parque - vitória do time colombiano elimina os argentinos, seis vezes campeões da Libertadores.

Já estão eliminados
Vasco, Monagas (VEN), The Strongest (BOL) e Alianza Lima (PER) não têm mais chances de classificação para as oitavas de final da Copa.

Quem seriam os classificados hoje?

Primeiros: Palmeiras, Libertad, River Plate, Racing, Santos, Grêmio, Atlético Nacional e Corinthians.
Segundos: Atlético Tucumán, Cruzeiro, Cerro Porteño, Independiente, Júnior Barranquilla, Nacional, Flamengo e Bolívar.
Sorteio: os duelos das oitavas serão definidos em sorteio (primeiros x segundos), a ser realizado em 4 de junho, segunda-feira, às 20h

Siga o Lance! no Google News