Flamengo x Athletico: obsessão pela Libertadores, um dos pontos em comum de Vidal e Fernandinho
Com carreiras consolidadas e vitoriosas no futebol europeu, o chileno Vidal, do Flamengo, e o brasileiro Fernandinho, do Athletico, retornaram ao continente em busca da Glória Eterna
- Matéria
- Mais Notícias
Guayaquil marcará o reencontro de dois jogadores que até pouco tempo atrás se encontravam em gramados dos grandes palcos do futebol europeu: Fernandinho e Arturo Vidal. Duas das estrelas de, respectivamente, Athletico e Flamengo, são as atrações da final da Taça Libertadores às 17h deste sábado no Estádio Monumental.
O caso de conexão de Fernandinho com o Athletico vem do 'berço': o volante foi revelado pelo Furacão e o último jogo que fez pelo clube antes de ser vendido ao Shakhtar Donestk foi justamente a final da Libertadores de 2005, quando a equipe foi goleada pelo São Paulo.
+ Confira imagens exclusivas do palco da decisão
Já Arturo Vidal - de carreira consolidada e vitoriosa no futebol da Europa - retornou à América do Sul com um sonho: fazer história. Não foi fácil trazer o chileno ao Rio de Janeiro, já que o Flamengo conviva com a concorrência de Boca Juniors durante a negociação.
Dezessete anos depois, Fernandinho retornou - agora como um primeiro volante de passe mais cadenciado - para tentar 'cumprir a profecia' e dar um final feliz àquele jogo que fez em 2005.
Desde então, o volante passou pelo futebol ucraniano e se tornou uma das maiores referências do Manchester City (ING). Mesmo sendo um dos jogadores de mais confiança do treinador Pep Guardiola, resolveu retornar ao Brasil para se aposentar no Athletico e buscar 'tapar a ferida' que lhe foi feita na saída do país.
+ Gramado, clima, programação dos times e mais: tudo sobre a decisão da Libertadores
O camisa 50 é uma das lideranças do meio-campo na equipe comandada por Felipão e será titular na decisão. O jogador de 37 anos tem 15 jogos desde o retorno ao Brasil - com um gol marcado e uma assistência.
Com status de craque e passagens por Barcelona, Juventus e Bayern de Munique, o chileno tinha muitas expectativas a serem correspondidas. E o começo não poderia ser melhor, já que ele chegou conquistando a Copa do Brasil e sendo titular na decisão.
Um namoro antigo entre clube e jogador pautou a relação por muito tempo, mas, agora Vidal já está vestindo o Manto Sagrado e tem a chance de realizar o sonho antigo de conquistar a Libertadores.
E o chileno não mediu esforços para estar na final deste sábado.
Isso porque, ainda na decisão da Copa do Brasil, o volante sofreu com dores no tornozelo e um inchaço dificultou sua locomoção nos dias que antecederam a decisão. No entanto, após realizar um procedimento de drenagem no local e rotina de recuperação, ele treinou normalmente em Guayaquil nos últimos dois dias na cidade.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias