Em menos de um ano, o Palmeiras disputará sua segunda final de Copa Libertadores seguida. O time comandado por Abel Ferreira, atual campeão, é também o dono de diversos recordes entre os clubes brasileiros na competição.
Diante do Flamengo, no próximo dia 27, em Montevidéu, o Verdão tentará usar os números a seu favor para se consagrar mais uma vez no topo da América do Sul.
Esta será a sexta final disputada pelo Verdão em sua história, marca também conquistada pelo São Paulo. Os rivais paulistas são os times brasileiros que mais chegaram a uma decisão continental. Além disso, o Alviverde é o clube do país que mais jogos disputou em toda história: 209, dois a mais que o Grêmio, o segundo colocado.
Quando o quesito é número de vitórias, o time paulista também está no topo do ranking: são 116, oito à frente do Grêmio, com 55,5% de aproveitamento. O dono da maior marca de bolas na rede é o atual campeão. Foram 390 gols marcados, sendo 27 nesta edição do torneio.
Por fim, caso vença o Flamengo, no Uruguai, o Palmeiras conquistará seu terceiro título, tornando-se o clube com maior número de conquistas da competição, assim como Santos, São Paulo e Grêmio.
A primeira taça erguida pelo Verdão no torneio foi em 1999, quando superou o Deportivo Cali, da Colômbia, nos pênaltis, no antigo Palestra Itália. E o bicampeonato aconteceu em janeiro passado, no Maracanã, quando um gol de Breno nos instantes finais deu o título diante do Santos.
CONFIRA OS RECORDES DO PALMEIRAS ENTRE BRASILEIROS NA LIBERTADORES
- Maior número de finais: 6 (ao lado do São Paulo)
- Maior número de jogos: 209 (dois a mais que o Grêmio)
- Maior número de vitórias: 116
- Mais gols marcados: 390