Alerj aprova projeto de tombamento do Clube Tamoio, casa do Kickboxing no Rio de Janeiro
Por 22 votos a 15, uma votação realizada na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) aprovou o projeto de tombamento do centenário Clube Tamoio<br>
Local com uma história cultural rica no município de São Gonçalo, o Clube Tamoio também tem sido a casa do Kickboxing no estado do Rio de Janeiro, recebendo grandes torneios há anos. Tais eventos permitem a inclusão de atletas de projetos sociais de São Gonçalo – e outras regiões – que buscam melhores oportunidades na vida, incentivam a prática esportiva dos praticantes da modalidade e beneficiam os moradores do entorno.
Na última quarta-feira (2), o palco histórico do Kickboxing e seus fãs conquistaram uma importante vitória. Por 22 votos a 15, uma votação realizada na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) aprovou o projeto de tombamento do centenário Clube Tamoio com o fim de impedir que, após o destombamento feito pela Câmara dos Vereadores, o local fosse destruído. Por ser tratar de um projeto de lei estadual (5064/2021), a medida se sobrepõe à votação dos vereadores gonçalenses.
Casa do Kickboxing
Um dos esportes que mais cresce no Brasil, o Kickboxing tem se mostrado muito eficaz como uma opção de atividade e profissão para os jovens carentes do município. E como ele tem sua sede no Clube Tamoio, muitos atletas de São Gonçalo perderiam seu porto seguro com a decisão equivocada dos vereadores que, apesar de alguns ostentarem títulos de professores, como os vereadores Bruno Porto, Piero Cabral e Felipe Guarany, votaram pelo destombamento, o que permitira a demolição, demonstrando total falta de conhecimento das atividades do município.
Além do esporte, de abrigar muitos professores e atletas de outras artes marciais, o Tamoio também gerava renda para um grupo de mulheres do município que tirava seu sustento do E.B.A., um bazar que acontecia toda quarta-feira e recebia apenas mulheres que fazem vendas num grupo no Facebook com mais de 9 mil membros. Elas entregavam os produtos no dia do evento, além das que expunham seu material de trabalho como roupas, calçados e alimentos. E ainda existe o Projeto Social Se Liga, que tem sua sede no clube, e oferece várias atividades que beneficiam a muitos moradores.
Todos esses eventos são geradores de renda para pessoas que atuam e para funcionários fixos. Não havia abandono, como foi passado pelos vereadores. Obviamente, as atividades cessaram durante a pandemia por ordem, inclusive, de decretos municipais, mas já haviam retornado. Utilizar a situação anterior para dizer inverdades sobre as atividades do local gerou muito desconforto entre os usuários e beneficiários do Clube Tamoio, que se sentiram excluídos e abandonados por sua Câmara de Vereadores.
Quem perde com toda essa situação é o próprio município. Inclusive, São Gonçalo seria palco de mais um grande evento, o Campeonato Estadual de Kickboxing, que foi todo planejado para ser realizado no Clube Tamoio. O evento irá beneficiar mais de 1.500 atletas com inscrição gratuita e alimentação. Porém, com todos esses problemas, a ameaça constante de demolição e falta de apoio da Prefeitura de São Gonçalo e da Secretaria de Esporte, a realização do mesmo foi transferida para o município de Rio Bonito, onde teve total apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer.
Em conversa, o professor de Caratê e campeão brasileiro de kickboxing, Gustavo Porto, que faz parte de um projeto social que tem suas atividades sem nenhum apoio político, com recursos próprios da fundadora, falou:
- Para os nossos atletas, que moram em São Gonçalo e não podem nem pagar pelas aulas, ter que ir pra Rio Bonito para competir, pois esse campeonato é muito importante por se tratar de uma seletiva para o Campeonato Brasileiro, acaba gerando custos com transporte e outros, que acabam por destruir os sonhos que tentamos, em cada treino, nutrir dentro de cada atleta. Porém, desde que começaram os problemas no Clube Tamoio, que nosso chão desabou - disse, antes de encerrar.
- Além de não termos nenhum apoio, pois sempre competimos com ajuda de rifas que passamos entre nossos familiares e amigos, a Prefeitura de São Gonçalo, que nos ignora desde sempre, apesar das promessas de campanha de que os nossos atletas seriam apoiados, ainda temos mais esse problema gerado pela venda inusitada do clube, e os vereadores tentando destruir o que conquistamos com tanto esforço pessoal - finalizou.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DO CLUBE TAMOIO:
> Deputados que votaram a favor do tombamento (defenderam o clube)
– André Corrêa (DEM)
– Bebeto (PODEMOS)
– Carlos Minc (PSB)
– Chico Machado (PSD)
– Dani Monteiro (PSOL)
– Eliomar Coelho (PSOL)
– Enfermeira Rejane (PCdoB)
– Eurico Júnior (PV)
– Flavio Serafini (PSOL)
– Jair Oliveira (PSB)
– Lucinha (PSDB)
– Luiz Paulo (CIDADANIA)
– Márcio Canella (PSL)
– Martha Rocha (PDT)
– Mônica Francisco (PSOL)
– Renata Souza (PSOL)
– Ronaldo Anquieta (MDB)
– Samuel Malafaia (DEM)
– Subtenente Bernardo (PTB)
– Valdecy da Saúde (PTC)
– Waldeck Carneiro (PT)
– Zeidan (PT)
> Deputados que votaram contra (apoiando a demolição do clube)
– Adriana Balthazar (NOVO)
– Alana Passos (PSL)
– Alexandre Knoplochi (PSL)
– Anderson Moraes (PSL)
– Atila Nunes (MDB)
– Célia Jordão (PATRIOTA)
– Charlles Batista (PSL)
– Danniel Librelon (REP)
– Felippe Poubel (PSL)
– Jair Bittencourt (PROGRESS)
– Jalmir Junior (PRTB)
– Luiz Martins (PDT)
– Rodrigo Amorim (PSL)
– Tia Ju (REP)
– Wellington Jose (PMB)