Brasileiro de Jiu-Jitsu chega ao fim e registra mais de sete mil atletas
Neste domingo (6), com a disputa entre os faixas-pretas, Tayane Porfírio e Lucas Hulk foram campeões da categoria peso-aberto do Brasileiro
O Campeonato Brasileiro 2018 da CBJJ chegou ao fim neste domingo (6), com a aguardada disputa dos faixas-pretas. Ao todo, mais de sete mil atletas passaram pelo ginásio José Corrêa, em Barueri, São Paulo, em oito dias de torneio. As esperadas finais dos absolutos acabaram não acontecendo. Tayane Porfírio, campeã pesadíssimo, e Cláudia do Val, dos pesados, fecharam a decisão e o título ficou com a atleta da Alliance, que finalizou Luzia Santana, com um estrangulamento na categoria, confirmando o ouro duplo.
Já no masculino, Victor Honório teve infecção intestinal e febre, o que forçou a sua saída da decisão. O próprio lutador relatou o problema nas redes sociais. O título do absoluto foi para Lucas Hulk, que compareceu ao tatame e teve o nome anunciado como vencedor.
No mais, outros grandes nomes do Jiu-Jitsu agitaram os fãs de arte suave. Nicholas Meregali, Fellipe Andrew e Rudson Mateus foram os principais destaques entre os homens, com finalizações afiadas. Já entre as mulheres, Bia Basílio, Carina Santi e Jéssica Flowers, que finalizou Fernanda Mazzelli, também levantaram o público.
Rudson, Andrew e Meregali roubam a cena
Na categoria dos galos, Cleiton Soares levou a melhor sobre Willian Oliveira, enquanto na categoria dos plumas Hiago George e José Tiago fecharam. Já nos penas, Rafael Mansur e Gianni Grippo fizeram uma verdadeira batalha e a luta foi decidida para o brasileiro, na decisão dos árbitros. Nos leves, Yan Pica-Pau se sagrou campeão ao bater Jhonny Loureiro.
Nos médios, Marcos Tinoco derrotou Yago Sousa para ficar com o título. Já nos meio-pesados, Rudson Mateus teve uma excelente atuação. Após Horlando Monteiro abrir 2 a 0, o lutador da Caio Terra raspou, pegou as costas, teve tranquilidade para encaixar o mata-leão e garantir o título. Já nos pesados, Dimitrius Souza ao tentar estourar a guarda de Fellipe Andrew, acabou deixando o pé e foi finalizado com uma leg lock.
Entre os super-pesados, Nicholas Meregali impôs um ritmo muito forte na luta e rapidamente estava em posição de superioridade sobre Igor Tigrão no chão. Não demorou para o gaúcho ajustar o estrangulamento e confirmar a medalha dourada. Nos pesadíssimos, Felipe Augusto finalizou Otávio Serafim com um estrangulamento.
Flowers, Santi e Bia Basílio se destacam
Pela categoria peso-pluma, Alliny Karen levou a melhor sobre Cristina Zakka, enquanto nos leves o ouro ficou Bia Basílio, que derrotou Ana Carolina Schmitt. Já na divisão dos médios, Éricka Wannessa superou Renata Marinho. Pelos meio-pesados, Carina Santi dominou Rafaela Pires e fechou a luta com uma finalização por estrangulamento.
Na classe dos pesados, Cláudia do Val dominou o confronto, impôs o seu jogo e derrotou Fabiana Ferrari, que tentou reagir, mas sem sucesso. Pela categoria dos super-pesados, Fernanda Mazzelli começou a luta tentando passar a guarda de Jessica Flowers. No entanto, a atleta da Gracie Barra, com toda sua explosão, conseguiu uma raspagem, foi para montada e fechou a luta com uma chave de braço.
Confira os resultados da faixa-preta adulto:
Feminino:
Peso-Galo: Liliane Lima derrotou Aurlinda Queiroz por W.O
Peso-Pluma: Alliny Karen finalizou Cristina Zakka com um ezequiel
Peso-Leve: Bia Basílio derrotou Ana Carolina Schmitt por 4 a 0 nas vantagens
Peso-Médio: Éricka Wannessa finalizou Renata Marinho com um estrangulamento
Peso-Meio-Pesado: Carina Santi finalizou Rafaela Pires com um ezequiel
Peso-Pesado: Cláudia do Val derrotou Fabiana Ferrari por 2 a 0 nas vantagens
Peso-Super-Pesado: Jessica Flowers finalizou Fernanda Mazzelli com uma chave de braço
Peso-Pesadíssimo: Tayane Porfírio finalizou Luzia Santana com um esntragulamento
Absoluto: Tayane Porfírio e Cláudia do Val fecharam
Masculino
Peso-Galo: Cleiton Soares derrotou Willian Oliveira 2 a 0 nas vantagens
Peso-Pluma: Hiago George e José Tiago fecharam
Peso-Pena: Rafael Mansur derrotou Gianni Grippo na decisão dos árebitros
Peso-Leve: Yan Pica-Pau derrotou Jhonny Loureiro por 2 a 0 nos pontos
Peso-Médio: Marcos Tinoco derrotou Yago Sousa por uma punição
Peso-Meio-Pesado: Rudson Mateus finalizou Horlando Monteiro com um mata-leão
Peso-Pesado: Fellipe Andrew finalizou Dimitrius Souza com uma chave de pé
Peso-Super-Pesado: Nicholas Meregali finalizou Igor Gregório com um entrangulamento
Peso-Pesadíssimo: Felipe Augusto finalizou Otávio Serafim com um estrangulamento
Absoluto: Lucas Hulk derrotou Victor Honório por W.O