Com atuação de gala, Glover finaliza Blachowicz no UFC 267 e conquista cinturão dos meio-pesados
Já no co-main event, Petr Yan bateu Cory Sandhagen e faturou o título interino dos galos
- Matéria
- Mais Notícias
Em uma tarde histórica para o MMA brasileiro, Glover Teixeira teve uma atuação de gala contra Jan Blachowicz e conquistou o cinturão dos meio-pesados, na luta principal do UFC 267, na famosa “Ilha da Luta”, em Abu Dhabi (EAU). O mineiro finalizou o então campeão no segundo round. Já no co-main event, Petr Yan bateu Cory Sandhagen e faturou o título interino dos galos.
Já no card preliminar, cinco brasileiros estiveram em ação. Amanda Ribas derrotou a compatriota Virna Jandiroba no peso-palha, enquanto Já Elizeu Capoeira voltou a vencer após superar Benoit Saint-Denis. Ricardo Ramos e o estreante Allan Puro Osso fizeram boas lutas, mas não venceram.
Glover finaliza e conquista cinturão
Com menos de um minuto de luta, Glover Teixeira encurtou e derrubou Jan Blachowicz com certa facilidade. No chão, o brasileiro castigou com algumas cotoveladas e, por diversas vezes, forçou o pescoço do polonês – que apenas se defendeu durante o assalto. Já para o segundo round, o mineiro não conseguiu derrubar de imediato e os dois lutadores ficaram trocando golpes. Glover acertou um cruzado e o polonês sentiu. Então, ele se aproximou, derrubou rapidamente, pegou as costas e finalizou com um estrangulamento.
Aos 42 anos, Glover consolida o incrível momento com seis vitórias seguidas e o título dos meio-pesados do UFC. Sete anos após disputar pela primeira o cinturão e ser derrotado por Jon Jones. Blachowicz, que defendeu o título com sucesso apenas uma vez, se despede do reinado.
Petr Yan conquista cinturão interino dos galos
Os dois primeiros rounds teve Cory Sandhagen controlando a distância, usando em especial a maior envergadura – cerca de 10cm. Petr Yan teve dificuldades no primeiro assalto, mas começou a se encontrar no combate e foi tirarando a vantagem do norte-americano. Circulando o cage, colocando jabs, direto e low kicks, “The Sandman” foi mantendo o controle. No entanto, o russo, com a guarda fechada, buscou o infight, aplicou uma “bomba” e levou o oponente ao knockdown. Desta forma, Yan acelerou o ritmo e quase nocauteou .
Confiante após a blitz aplicada, o ex-campeão voltou ativo e encontrando a distância. Sandhagen se recuperou dos ataques, mas mostrava desgaste físico e não tinha a mesma movimentação. Para o decisivo quinto assalto, o russo confirmou o melhor momento da luta. No fim, por decisão unânime, Petr Yan conquistou o cinturão interino dos galos. Vale lembrar que “No Mercy” era o dono do cinturão da divisão, mas perdeu o título após ser desclassificado e o título ficou com Aljamain Sterling. Agora, o UFC deverá remarcar em breve a esperada revanche entre os dois.
Chimaev rouba a cena no card principal
Umas das grandes sensações do UFC, Khamzat Chimaev não lutava há mais de um ano após ter sérias complicações por conta da Covid-19, chegando ao ponto de cogitar a aposentadoria do MMA. De volta ao octógono neste sábado, o lutador teve uma performance avassaladora contra o chinês Jingliang Li, ditando o ritmo do confronto e finalizando com um mata-leão ainda no primeiro round. A torcida na Etihad Arena, em Abu Dhabi, ficou extasiada.
Amanda leva a melhor sobre Jandiroba
O duelo teve um início com as duas atletas priorizando a trocação, mas assim que Virna Jandiroba colocou para o chão, Amanda Ribas respondeu rápido e chegou a encaixar um triângulo. A baiana se defendeu e ficou por cima golpeando. Nos instantes finais, Virna acertou um cruzado e a mineira sofreu um flashdown. Já no segundo assalto, a luta de desenvolveu toda em pé e Amanda foi mais contundente e aplicou os golpes mais significativos.
O panorama do segundo round se repetiu no terceiro, com a luta sendo disputada na trocação. Mais rápida e aparentemente com uma trocação mais afiada, Amanda foi ditando o ritmo e chegou perto de um nocaute ao acertar uma canelada de encontro. Virna, com muita garra, resistiu e ainda tentou usar a luta agarrada, mas sem efetividade. Por decisão unânime, Amanda levou a melhor e volta a vencer no peso-palha. Já Jandiroba conhece outro revés.
Capoeira vence ‘guerra’ contra francês
Elizeu Capoeira e Benoit Saint-Denis iniciaram o confronto indo para cima e sem maiores estudos. O peso-médio brasileiro buscava golpes contundentes no corpo e cabeça do francês, que em contrapartida usava a trocação para tentar se aproximar e derrubar o paranaense. O europeu até teve uma queda no assalto, mas não segurou a posição por muito tempo.
Para o segundo round, Saint-Denis começou com volume, mas Capoeira aplicou uma joelhada voadora e iniciou uma série impressionante de ataques. O brasileiro encurralou o adversário na grade, aplicou blitz e o francês estava visivelmente sem condições, mas o árbitro Vyacheslav Kiselev não interrompeu o confronto. Desta forma, “God of War” apresentou resiliência.
Para o último assalto, Capoeira foi penalizado e perdeu um ponto. Primeiro, deu uma deda, acidental, no olho do adversário. Depois, uma joelhada na genitália. Na luta, Saint-Denis mostrou bravura de seguir lutando, mas estava desgastado fisicamente, assim como o brasileiro. Após os 15 minutos de “guerra”, Elizeu venceu por decisão unânime e volta a triunfar no meio-médio.
CONFIRA OS RESULTADOS:
UFC 267
Ilha da Luta, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 30 de outubro de 2021
Card principal
Glover Teixeira finalizou Jan Blachowicz com um estrangulamento no 2R
Petr Yan derrotou Cory Sandhagen por decisão unânime dos jurados
Islam Makhachev finalizou Dan Hooker com uma kimura no 1R
Alexander Volkov derrotou Marcin Tybura por decisão unânime dos jurados
Khamzat Chimaev finalizou Li Jingliang com um mata-leão no 1R
Magomed Ankalaev derrotou Volkan Oezdemir por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Amanda Ribas derrotou Virna Jandiroba por decisão unânime dos jurados
Zubaira Tukhugov derrotou Ricardo Carcacinha por decisão unânime dos jurados
Albert Duraev derrotou Roman Kopylov por decisão unânime dos jurados
Elizeu Capoeira derrotou Benoit Saint-Denis por decisão unânime dos jurados
Michal Oleksiejczuk derrotou Shamil Gamzatov por nocaute no 1R
Lerone Murphy derrotou Makwan Amirkhani por nocaute técnico no 2R
Andre Petroski finalizou Hu Yaozong com um triângulo no 3R
Tagir Ulanbekov derrotou Allan Puro Osso por decisão dividida dos jurados
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias