Gleison Tibau vence MacDonald em luta polêmica na PFL; duelo brasileiro termina sem resultado
Em evento que marcou a definição das semifinais dos GPs das categorias meio-médio e meio-pesado, PFL MMA 5 tem vitória polêmica de Gleison Tibau sobre Rory MacDonald na luta principal, enquanto duelo entre Antônio Cara de Sapato e Vinny "Pezão" Magalhães termina sem resultado; confira todos os detalhes:
Realizado na última quinta-feira (17), em Atlantic City, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, o quinto evento da temporada da PFL (Professional Fighters League) ficou marcado por polêmica em sua luta principal. Em decisão controversa, Gleison Tibau derrotou Rory MacDonald na decisão dividida dos jurados (29-28, 28-29 e 29-28), em duelo válido pela categoria dos meio-médios. O resultado frustrou completamente o canadense, que deixou o cage reclamando bastante. Porém, mesmo com o revés, MacDonald avançou à próxima fase, ao contrário de Tibau.
O evento foi importante para a continuação da temporada, tendo em vista que foram definidos os confrontos das semifinais das categorias meio-médio e meio-pesado. Nos 77kg, João Zeferino (1º) enfrenta Magomed Magomedkerimov (4º), enquanto Rory MacDonald (2º) encara Ray Cooper III (3º). Já nos 93kg, Antônio Cara de Sapato (1º) mede forças contra o argentino Emiliano Sordi (4º), e seu compatriota Cezar Mutante (2º) terá pela frente Marthin Hamlet (3º).
Tibau supera MacDonald em duelo polêmico
O confronto teve início morno e a primeira ação foi tomada por Gleison Tibau, que veio com agressividade na trocação, mas Rory MacDonald logo contra-atacou e buscou a queda. O canadense não conseguiu derrubar de fato, mas conseguiu ficar pendurado nas costas do brasileiro e tentou aplicar o mata-leão, o que foi o necessário para levar o primeiro round. Já no segundo assalto, Rory, logo no início, partiu para cima e conseguiu a queda, mas Gleison conseguiu ficar em pé rapidamente. No decorrer da parcial, MacDonald aplicava jab’s para medir a distância e, ao mesmo tempo, buscava brechas para voltar a derrubar seu adversário, enquanto Tibau se concentrava em defender as entradas de quedas. Por conta de suas ações, o canadense voltou a ter vantagem.
No terceiro e último round, Rory MacDonald começou bem, aplicando bons chutes na linha de cintura, enquanto Gleison Tibau devolveu com um overhand de direita e um bom chute de esquerda, bem defendida pelo canadense. MacDonald, então, continuou se desvencilhando bem dos ataques feitos pelo brasileiro e ao mesmo tempo, seguida aplicando socos e chutes, mesmo que sem maior efetividade. Por ser mais ativo ao longo de todo o combate, MacDonald ficou surpreso, e ao mesmo tempo inconformado, ao ouvir o resultado final.
Cezar Mutante é derrotado, mas avança de fase
Após estrear no GP dos meio-pesados com vitória ainda no primeiro round e somar seis pontos na classificação, Cezar Mutante teve pela frente o experiente Chris Camozzi e, após três rounds de confronto, acabou sendo derrotado na decisão unânime dos jurados e, com isso, não contabilizou nenhum ponto no confronto. Apesar disso, o brasileiro avançou para a semifinal e terá pela frente o norueguês Marthin Hamlet, enquanto Camozzi terminou em sexto, com apenas três pontos somados.
Cara de Sapato x Vinny Pezão termina em No Contest
Um dos combates mais aguardados do card, por promover o encontro entre dois ótimos representantes do Jiu-Jitsu no MMA, acabou terminando de maneira precoce e sem emoção. Ainda no primeiro round, Antônio Cara de Sapato, de forma não intencional, aplicou uma joelhada nas partes íntimas de Vinny “Pezão” Magalhães, no momento em que ambos estavam no clinch. Vinny desabou no cage e acusou muita dor, chegando, inclusive, a pedir um balde, pois estava com vontade de vomitar. O árbitro, então, não teve opção e decidiu encerrar o confronto, decretando No Contest (luta sem resultado). Dessa forma, os dois lutadores somaram um ponto cada. Na semifinal, Cara de Sapato, líder do torneio em sua categoria, com sete pontos, vai enfrentar o argentino Emiliano Sordi. Já Pezão, com nenhum ponto somado, está eliminado do GP.
João Zeferino também avança às semifinais
Lutando na categoria meio-médio, João Zeferino foi mais um brasileiro a avançar para as semifinais. Diante de Jason Ponet, o lutador teve grande atuação e conseguiu a vitória no segundo round, após aplicar um katagatame. Agora, Zeferino, que terminou a fase de grupos com oito pontos contabilizados, terá pela frente o russo Magomed Magomedkerimov na fase semifinal do torneio.
> Posição – Lutador – Pontuação (categoria meio-médio)
1. João Zeferino – 8 pts
2. Rory MacDonald – 6 pts
3. Ray Cooper III – 5 pts
4. Magomed Magomedkerimov – 5 pts
5. Nikolai Aleksakhin – 4 pts
6. Gleison Tibau – 3 pts
7. Sadibou Sy – 1 pt
8. Jason Ponet – 0 pt
9. Curtis Millender – 0 pt
10. Alexey Kunchenko – -1 pt
> Posição – Lutador – Pontuação (categoria meio-pesado)
1. Antônio Cara de Sapato – 7 pts
2. Cezar Mutante – 6 pts
3. Marthin Hamlet – 5 pts
4. Emiliano Sordi – 4 pts
5. Cory Hendricks – 4 pts
6. Chris Camozzi – 3 pts
7. Tom Lawlor – 3 pts
8. Jordan Young – 3 pts
9. Dan Spohn – 1 pt
10. Vinny Magalhães – 0 pt
RESULTADOS COMPLETOS:
PFL 2021 #5
Atlantic City, em Nova Jersey (EUA)
Quinta-feira, 17 de junho de 2021
Card principal
Gleison Tibau derrotou Rory MacDonald por decisão dividida dos jurados
Ray Cooper III derrotou Nikolai Aleksakhin por decisão unânime dos jurados
Emiliano Sordi x Dan Spohn terminou em empate após três rounds
Chris Camozzi derrotou Cezar Mutante por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Antônio Cara de Sapato x Vinny Magalhães terminou em No Contest (sem resultado) no 1R
Cory Hendricks finalizou Marthin Hamlet com um mata-leão no 3R
João Zeferino finalizou Jason Ponet com um katagatame no 2R
Magomed Magomedkerimov finalizou Curtis Millender com um Ezequiel no 1R
Tom Lawlor derrotou Jordan Young por decisão unânime dos jurados
Sadibou Sy derrotou Aleksei Kunchenko por decisão unânime dos jurados