Invicto na carreira com um cartel de 30 vitórias – sendo 20 por nocaute -, Esquiva Falcão, de 32 anos, terá a grande oportunidade de disputar os cinturões do peso-médio (até 72,6kg) da Federação Internacional de Boxe (FIB) e Associação Mundial de Boxe (AMB). O campeão é Gennady “GGG” Golovkin. O embate ainda não tem data e nem local confirmado para acontecer.
Gilberto Mendoza, presidente da AMB, confirmou que o confronto será realizado. Durante entrevista ao portal “Izquierdazo”, na última segunda-feira (17), o dirigente colocou o brasileiro, número um da FIB, como o próximo desafiante ao título.
- É uma resolução conjunta e devemos ir com Esquiva Falcão. A dupla obrigatoriedade será comunicada em breve a Golovkin. Primeiro (vai enfrentar) com Falcão e o vencedor enfrenta Erislandy Lara. Não haverá nossa permissão (para GGG fazer outras lutas). E também não acredito que haja da FIB - disse o dirigente.
Aos 40 anos, “GGG” é uma das grandes referências do Boxe mundial. O lutador do Cazaquistão tem um retrospecto de 42 triunfos, sendo 37 por via rápida. Além disso, tem duas derrotas (ambas para Canelo Alvarez) e um empate.