Nutrólogo Paulo Lara explica como funciona a dieta vegana para lutadores de MMA
Segundo o médico, é muito importante haver uma adequação de carboidratos e proteínas de boa qualidade; saiba mais
- Matéria
- Mais Notícias
Quando se fala em lutadores de MMA ou UFC, a carne é o principal alimento que é citado. Culturalmente o alimento é ligado a força, mas não no caso de lutadores como Mac Danzig, Alex Caceres, Jake Shields e os irmãos Nick e Nate Diaz, que optam por uma dieta vegana, ou seja, sem proteína animal e derivados.
Nutrólogo com foco em emagrecimento, Paulo Lara explica a relação da carne com a força humana: - Quando pensamos em artes marciais, lutas de MMA ou qualquer outro tipo de técnica de combate e defesa, a força é algo importante, mas não essencial para a vitória - disse, para completar:
- No preparo de lutadores em específico, nós precisamos aumentar a ingesta calórica de uma maneira intensa. As calorias nada mais são do que energia, e quanto mais energia durante uma luta um atleta possuir, melhor - contou.
Segundo o médico, é muito importante haver uma adequação de carboidratos e proteínas de boa qualidade, principalmente uma ingestão de água ideal. Ele afirma que as melhores fontes de proteínas incluem frango, peixes, carnes vermelhas, ovos e leite, mesmo que existam outras proteínas como as vegetais que estão sendo cada vez mais utilizadas.
Para o nutrólogo, o problema da proteína vegetal é a quantidade gigantesca de alimentos para suprir a necessidade do corpo: - Por exemplo, em 100g de ervilha temos cerca de 5g de proteínas, enquanto em 100g de carne temos cerca de 27g de proteínas. Seria necessário comer pelo menos 500g de ervilhas para o equivalente a 100g de carne, o que muitas vezes acaba por ser inviável..
No lançamento recente da Netflix, o documentário “Dieta de Gladiadores" mostra a história do ex-lutador de MMA, James Wilks. Nele, ele tenta demonstrar a superioridade de uma dieta plant based - dieta à base de vegetais - e sem consumo de proteínas animais. Paulo alerta sobre os estudos citados no documentário:
- Muito importante é notar que todos os artigos científicos citados são artigos colocados com um viés totalmente distorcido da realidade. São estudos pouco relevantes, muitas vezes realizados apenas in vitro e muitas vezes nem isso - explica ele.
Apesar de os legumes e frutas serem grandes aliados para o estoque de glicogênio dos lutadores, o Dr. Paulo Lara não aconselha deixar os alimentos de origem animal de fora da dieta por conta de vitaminas específicas como a B12 e o Ferro.
O nutrólogo também chama atenção para quem deseja aderir o veganismo: - O veganismo é mais que um simples padrão alimentar. Inclui além dos hábitos alimentares de evitar produtos de origem animal, também os hábitos de proteção ao meio ambiente, como por exemplo evitar de usar qualquer produto de cosmética que tenha sido testado em animais. Nós seres humanos, independentes se lutadores ou não, devemos buscar o equilíbrio - encerra.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias