Oito vezes campeão mundial de Jiu-Jitsu e um dos maiores vencedores do esporte, Leandro Lo começou a construir sua trajetória de sucesso ainda nas faixas coloridas, competindo durante anos nos eventos da CBJJE.
Pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, Lo não apenas faturou medalhas, mas lotou ginásios e marcou época. Por tudo isso, o faixa-preta, assassinado pelo PM Henrique Velozo no início de agosto (saiba mais), vem recebendo inúmeras homenagens.
A primeira delas aconteceu durante o BJJ Internacional, que contou com uma cerimônia com a presença dos amigos de Leandro e um painel em memória do multicampeão. Na sequência, Lo vai virar medalha no Pan Americano de Jiu-Jitsu Esportivo, marcado para os dias 23, 24 e 25 de setembro, no Ginásio Mauro Pinheiro, São Paulo.
- Estamos gostando muito das homenagens que estão sendo feitas, gostamos de ficar sabendo, então tudo que for para ajudar o Instituto Leandro Lo acho que é importante nesse momento - afirmou Fátima Lo, mãe do atleta.
Presidente da CBJJE, o faixa-coral Moises Muradi revelou ainda mais planos em memória de Lo: - Estamos combinando de fazer uma Copa com o nome do Leandro Lo e reverter o lucro para o Instituto, vendo outras formas de ajudar essa iniciativa, pois o Leandro e sua família merecem - disse Moises.
A expectativa pela conquista da medalha em homenagem ao faixa-preta promete tornar as disputas no Pan Americano de Jiu-Jitsu Esportivo ainda mais acirradas, do jeito que Leandro gostava. Diretor da Confederação, Yuri Muradi completou:
- A primeira homenagem foi muito bonita, o ginásio inteiro parou, todo mundo respeito, se envolveu, os amigos do Lo estavam presentes... O Leandro começou a despontar também aqui na CBJJE, recebeu algumas das suas primeiras premiações, então temos orgulho de ter sido uma base para ele. O Leandro Lo faz parte da nossa história - encerrou.
Seminário beneficente - Instituto Leandro Lo
Vale lembrar que, nesta terça-feira (13), a partir das 19h, acontece no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo, um seminário beneficente em prol do Instituto Leandro Lo. Estarão presentes nomes como Rodrigo Minotauro, Celsinho Venicius, Rodrigo Cavaca, Guigo e Marco Barbosa, Rider Zuchi, Marcos Petcho, Otávio Nalati, Mateus Spirandeli, Nika Schwinden, Yara Soares, Sabatha Laís e mais.