Por trás da foto: promessa do Judô coloca título olímpico como meta

Com títulos do Brasileiro Regional, Estadual, Torneio de Abertura, Eduarda Claro, de apenas 15 anos, tem como meta representar o Brasil e ser campeã olímpica

Escrito por

Eduarda Claro, conhecida como Duda, é atleta sub-18 no Judô e pertence a equipe do Instituto Reação, uma das principais escolas do país. Com títulos do Brasileiro Regional, Estadual, Torneio de Abertura, que são algumas das principais competições da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e a FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro), a jovem de 15 anos tem como meta ser campeã olímpica.

Para alcançar o objetivo, de representar o Brasil em Jogos Olímpicos e repetir o feito de Rafaela Silva, por exemplo, que também saiu do Instituto Reação, Duda precisará percorrer um caminho de superação e grandes batalhas.

A lutadora contou em entrevista à TATAME que, mesmo ainda nova, precisa superar as lesões que marcam a vida de um atleta de alto rendimento. Além disso, como sacrifício para colher as medalhas de ouros no futuro, precisa abandonar parte da vida social de um adolescente: - O que dificulta muito são as lesões, e ter que deixar de lado uma vida normal de um adolescente - disse. 

No Judô há nove anos, a carioca entrou na modalidade para seguir os passos do irmão, Luís Felipe Claro, que passou a treinar com o Sensei Lane Amorim. A jovem promessa também comentou quando decidiu levar o esporte com mais seriedade quando entrou para o Instituto Reação.

- Quando eu tinha 6 anos (iniciou no Judô), um ano após o meu irmão começar a treinar. Aí, me apaixonei pelo esporte. (Decidiu levar o Judô como profissão) Desde o momento que eu entrei no Reação e comecei a ter contato com atletas de alto rendimento e um dos meus senseis, o Geraldo Bernardes”, concluiu.

Siga o Lance! no Google News