Preparador físico explica as diferenças do Jiu-Jitsu sem quimono
De olho no Campeonato Brasileiro sem quimono, no Parque Olímpico de Deodoro, o professor Itallo Vilardo explicou as diferenças entre o Jiu-Jitsu com e sem quimono
- Matéria
- Mais Notícias
Neste fim de semana, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, acontece o Brasileiro No-Gi da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a CBJJ. Importantes nomes da arte suave estarão em ação no principal torneio sem pano do calendário nacional. À TATAME, Itallo Vilardo, preparador físico e faixa-preta de Jiu-Jitsu, explicou quais são as diferenças entre o Gi e No-Gi na dinâmica da luta e na preparação dos atletas.
- São duas diferenças, uma delas é a velocidade da luta, que é mais rápida. Mas isso o corpo se adapta rápido, basta termos tempo para treinar. Outra diferença grande é no peso do atleta, o fato de não ter o desconto do quimono, faz com que diversos atletas tenham mais dificuldades para bater o peso. Com isso, o planejamento tem que ser mais controlado, principalmente na parte nutricional - apontou Itallo.
O preparador também salientou que o nível técnico se nivela um pouco mais por baixo nas competições No-Gi. Desta maneira, o atleta mais bem condicionado fisicamente leva uma vantagem. Itallo, que é responsável por comandar a a parte física de diversos atletas do Jiu-Jitsu e MMA, também fez uma projeção de quem pode ser destacar no evento.
- Sempre temos alguns nomes desconhecidos surpreendendo neste evento, além de ser a competição nacional mais importante do segundo semestre. Sugiro ficar de olho em alguns nomes. Na faixa-preta tem o Miltinho Vieira, um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu. Esperamos assistir diversos triângulos de mão por parte dele. Tem também o Ygor Rodrigues (atual campeão Brasileiro de quimono) e Alexandre Vieira, que sempre tem uma boa performance sem quimono e já foi campeão mundial na faixa-marrom. Já nas coloridas, o destaque fica para as irmãs Luisa Joia e Carol Joia, que estão pegando pódio em todas as competições nos últimos meses”, concluiu.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias