Preparador físico de ‘Spider’ cita diferencial: ‘Tem lastro de campeão’
Preparador físico de Anderson Silva, Rogério Camões conta detalhes sobre a preparação do brasileiro para o duelo contra Cannonier, no próximo sábado (11), pelo UFC Rio:
- Matéria
- Mais Notícias
Por Diogo Santarém
Quase sete anos depois, Anderson Silva se prepara para voltar ao octógono do UFC no Brasil. No próximo sábado (11), o ex-campeão peso-médio da organização e lenda do MMA entra em ação no UFC 237, no Rio de Janeiro, diante do americano Jared Cannonier. Para o combate, Anderson realizou sua preparação na Escola de Boxe Cezário Bezerra (EBCB), localizada no mesmo espaço onde antigamente funcionava a extinta X-Gym, e além do próprio Cezário, contou com a participação de outras feras em seu camp, entre elas o preparador físico Rogério Camões, parceiro de longa data.
Em entrevista exclusiva à TATAME, Rogério, parceiro de longa data do “Spider”, comentou como o lutador de 44 anos chega para a luta. O foco da preparação, segundo Camões, foi em não passar do ponto, apostando no “lastro de campeão” que Anderson possui após anos disputando títulos em duelos de cinco rounds.
- A primeira coisa é ter o máximo cuidado em não passar do ponto ideal de treinamento, da carga, volume, justamente para não lesionar o atleta e induzir ele a um ‘overtraining’, que possivelmente levaria à lesão. O monitoramento disso é feito quase que diariamente. Então, estamos (equipe do Anderson) constantemente nos comunicando a respeito. Isso faz parte e é importante ter esse cuidado para mantar ele lutando. A ideia não é só prepará-lo para essa luta, é conseguir levar o Anderson até o final da carreira dele, que ainda não sabemos quando vai ser. Hoje ele é um atleta que tem um lastro de treinamento enorme. Nós dois estamos juntos há mais de 10 anos, então a base dele foi feita durante o período do auge, quando ele foi campeão. Esse é um grande diferencial do Anderson perante outros atletas: o lastro de treino de um campeão. Foram anos disputando títulos em lutas de cinco rounds, um grande volume de treino. Por isso, nosso trabalho hoje em dia é simplesmente ativar essa memória muscular e neural, estimular, mas sem sobrecarregar - disse Rogério, que complementou relembrando a última luta do ex-campeão, em fevereiro deste ano, quando acabou superado por Israel Adesanya.
- De uma forma geral, esse camp está sendo muito tranquilo, porque o Anderson vem de uma luta recente onde o grau de exigência da preparação foi muito alto. Ele estava há dois anos sem lutar, então foi feito um trabalho com intensidade muito alta para ele voltar à sua forma física e poder enfrentar o Israel Adesanya, que sabíamos ser uma luta perigosa. Fisicamente ele tinha que estar muito bem, então essa luta contra o Israel serviu de base para esse novo combate, contra o Cannonier. Agora, basicamente o que estamos fazendo com o Anderson é a manutenção do trabalho especifico -.
Além dos aspectos de combate, Rogério Camões também destacou que Anderson está muito feliz e animado com a oportunidade de lutar em seu país, com o apoio dos fãs. A última participação do “Spider” em solo brasileiro foi em outubro de 2012, no UFC 153, quando ele derrotou Stephan Bonnar por nocaute técnico e manteve o cinturão dos médios do Ultimate. De acordo com o preparador, o lutador chega renovado.
- O Anderson está muito feliz, como há algum tempo eu não via. Ele se renovou. Não sei o que houve, mas o Anderson se renovou, renovou seu espírito, e isso é muito bom. Tudo o que estamos conseguindo é porque ele está muito feliz, com vontade de lutar. Como não tem uma grande responsabilidade, cinturão em jogo nem nada, ele vai para dar show. A pressão é menor para todos, até para os treinadores, e ele pode se divertir lutando - revelou Camões, fazendo ainda sua aposta para o confronto contra Cannonnier.
- Eu arrisco que ele vai pra dar show. Não sei ainda que tipo de luta ele vai fazer, porque com o Israel a gente esperava uma coisa e foi outra, ele surpreendeu a todos nós. Essa luta de agora, não é que seja mais fácil que a última, porque quando é troca de habilidades, isso é excelente para o Anderson. Habilidade x habilidade, essa é a praia dele. Mas o Cannonier é um cara pegador, então é preciso ter cuidado. Porque se ele te pega, derruba, essa é a característica dele. Ele (Cannonier) não é tão habilidoso, mas tem pegada, então para pra isso. Acho que se o Anderson se encontrar na luta, na distância, vai querer dar show. Não sei ele vai querer o nocaute pois, se ele se sentir a vontade, vai querer lutar três rounds. Hoje ele tem muito mais vontade de ir lá e fazer um show para o público do que de nocautear rapidamente. O Anderson tem essa essência, de ser um artista marcial mesmo - encerrou o experiente preparador.
CARD COMPLETO:
UFC 237
Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro
Sábado, 11 de maio de 2019
Card principal
Peso-palha: Rose Namajunas x Jéssica Bate-Estaca
Peso-médio: Jared Cannonier x Anderson Silva
Peso-pena: José Aldo x Alexander Volkanovski
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Laureano Staropoli
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Carlos Diego Ferreira
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Ryan Spann
Card preliminar
Peso-leve: Thiago Moisés x Kurt Holobaugh
Peso-galo: Irene Aldana x Bethe Correia
Peso-leve: BJ Penn x Clay Guida
Peso-mosca: Luana Dread x Priscila Pedrita
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Serginho Moraes
Peso-galo: Raoni Barcelos x Carlos Huachin
Peso-galo: Talita Bernardo x Melissa Gatto
Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias