Professor Fábio ‘Ossitos’ ensina 5 dicas para você melhorar nas competições de Jiu-Jitsu; confira
Faixa-preta da Gracie Barra, o brasileiro Fábio é responsável pela formação de diversos campeões na arte suave
Faixa-preta de Jiu-Jitsu, professor renomado e formador de grandes campeões, Fábio ‘Ossitos’ Januário sabe bem o que é necessário para vencer no esporte. Por isso mesmo, compartilhou com a TATATAME cinco dicas para você, competidor, melhorar o seu jogo e aproveitamento.
Fábio 'Ossitos', vale lembrar, é um dos privilegiados formados pelo GM Carlos Gracie Jr na Gracie Barra Matriz, no Rio de Janeiro, e ao longo da sua trajetória vem contribuindo para o desenvolvimento da arte suave em diferentes locais e situações.
Confira abaixo as 5 dicas de Fábio 'Ossitos' Januário:
1- Não tenha pressa e se dedique
Acreditar nos fundamentos do Jiu-Jitsu é de suma importância para evoluir. O Jiu-Jitsu é uma arte que demora para ser dominada, mas a prática e a consistência vão te permitir aprender muito mais. Assim como uma criança leva tempo para ser educada, o Jiu-Jitsu leva tempo para ser aprendido. E nesse caminho você cresce não apenas na técnica, mas como ser humano.
2- Escute a experiência dos campeões
Os grandes campeões não chegaram ali à toa, sendo assim, escutar a experiência deles é fundamental. Aprendi ainda nas faixas-azul/roxa com meu mestre Carlos Gracie Jr a não soltar e não perder o contato da pegada hora nenhuma. Esse detalhe, por exemplo, me garantiu competir bem, vencer diversas vezes e levar meus atletas ao alto do pódio.
3- Periodize o seu treino de Jiu-Jitsu
Esteja pronto! Antes da competição, é importante você se preparar em todos os aspectos. Fazer a periodização do treino garante que o corpo receba estímulos diferentes em períodos predefinidos, a fim de alcançar objetivos específicos. A periodização, para o competidor de Jiu-Jitsu, inclui estabelecer um tempo para fazer drills, treinar quedas, o rola, a parte técnica, o alongamento e um tempo para descanso e alimentação supervisionada, o que aumenta o rendimento do atleta de maneira significativa.
4- Estude os oponentes que enfrentará
Quando você estuda os seus oponentes, você muda e redireciona a sua mentalidade especialmente para as lutas que terá no dia do campeonato. Isso te direciona para treinar específico e, assim, competir melhor contra os adversários da sua categoria.
5- Tenha a mentalidade de um atleta
O atleta se prepara para vencer, e sempre tem que se imaginar vencendo, recebendo a medalha, porque isso leva ele a ter um rendimento melhor. É muito importante o atleta deixar tudo dentro do tatame, não voltar pra casa com a sensação de que poderia ter feito mais, mas com a sensação de que fez tudo o que podia. Quando a pessoa quer melhorar no Jiu-Jitsu e se desafia a competir, seu jogo evoluiu e o conhecimento técnico avança, pois as lutas direcionam para um objetivo. Ter a mentalidade de um atleta auxilia o aluno a vencer em todas as situações.