menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Rinomodelação pode ser a salvação para lutadores que tiveram o nariz lesionado em combate, explica influencer Dr. Aquiles Rodrigues.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial responde em nota

Rinomodelação pode ajudar a melhorar a respiração na hora da luta
imagem cameraRinomodelação pode ajudar a melhorar a respiração na hora da luta (Foto: divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 09/08/2021
09:52
Atualizado em 17/08/2021
19:52

  • Matéria
  • Mais Notícias

Além das chamativas "orelhas de couve-flor", que acometem, principalmente, os glappers, outra característica comum entre atletas de combate é o nariz amassado, comum em atletas de Boxe e Muay Thai, por exemplo.

Como a carreira de lutador é curta, muitos atletas deixam para reparar os danos somente após a aposentadoria, já que a recuperação de uma rinoplastia pode atrasar todo um planejamento pré-luta.

Entretanto, em alguns casos, a rinomodelação pode ser a solução. Por ser menos invasivo que a rinoplastia, o procedimento requer pouco tempo de recuperação, como explica o cirurgião dentista especializado em harmonização facial e influenciador digital Aquiles Rodrigues.

"A gente pede de dois a três dias sem qualquer atrito na região. Após, o paciente pode voltar a praticar as atividades em que não haja impacto. Mas, em 15 dias, o lutador pode voltar aos treinos de contato normalmente", garante o doutor.

A técnica consiste na aplicação de ácido hialurônico no nariz para corrigir as imperfeições. Como é um ativo produzido naturalmente pelo organismo, a substância não provoca danos ao corpo. Mais do que estética, a rinomodelação pode ajudar a melhorar a respiração.

"A rinomodelação é mais voltada para a estética, porém, algumas pessoas com o nariz apontado para baixo, quando modelados para cima, conseguem ter um aproveitamento melhor da respiração, o que é fundamental para um atleta", destaca o Dr. Aquiles.

Assim como em qualquer serviço, é imprescindível buscar um profissional qualificado. O procedimento é voltado para pequenas imperfeições. Infelizmente, em casos extremos, não há como fugir da mesa de cirurgia.

"A intervenção é externa, para reparar pequenas saliências ou tortuosidades de quem não quer ou não pode passar por uma cirurgia complexa. Já em casos mais graves, quando o procedimento precisa ser interno, é necessário recorrer à cirurgia", avisa o especialista.

NOTA DE POSICIONAMENTO DA ABORL-CCF

Em direito de resposta, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial se posicionou sobre o tema:

"A ABORL-CCF e a Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia (ASSOGOT) vem por este manifestar o seu desacordo com a reportagem "Rinomodelação pode ser a salvação para lutadores que tiveram o nariz lesionado em combate, explica influencer Dr. Aquiles Rodrigues" publicada no dia 08/08/2021, onde o influencer Aquiles Rodrigues afirma que a técnica de rinomodelação seria uma opção para tratar os narizes deformados de lutadores, deixando para mais tarde possíveis correções cirúrgicas. Vale ressaltar que o nariz é uma estrutura que engloba a respiração e influencia a harmonia do rosto, por ser uma estrutura central. Quando houver um trauma nasal, o procedimento é capaz de corrigir as alterações decorrentes do trauma e a rinosseptoplastia, realizada por um profissional médico habilitado. Esse procedimento se preocupa em reposicionar as estruturas internas e externas do nariz objetivando a correção do nariz como um todo. Infelizmente a rinomodelação não consegue auxiliar de forma eficiente em reestruturar o nariz e corrigir prováveis alterações internas que devem ser identificadas e tratadas ao mesmo tempo para garantir uma respiração saudável, ou seja, pelo nariz, tão importante para os atletas".

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias