Roosevelt Sousa e Nathalie Ribeiro são campeões no King of Mats e Queen of Mats
Em evento realizado na última quinta-feira (2), em Florianópolis (SC), Roosevelt Sousa e Nathalie Ribeiro se destacam e conquistam o título do Abu Dhabi King of Mats e Abu Dhabi Queen of Mats, respectivamente
- Matéria
- Mais Notícias
Uma noite, um tatame, doze competidores, dois campeões. Roosevelt Sousa e Nathalie Ribeiro venceram adversários difíceis em seus caminhos para o primeiro lugar no Abu Dhabi King of Mats e Abu Dhabi Queen of Mats, respectivamente.
O tatame montado na última quinta-feira, 2 de dezembro, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, foi palco das categorias peso pesado do ADKOM e peso leve do ADQOM. Doze dos melhores competidores de Jiu-Jitsu do mundo lutaram pelo direito de disputar a coroa posteriormente.
O evento desta noite no Brasil foi o primeiro dos 50 eventos da AJP em comemoração ao 50º aniversário dos Emirados Árabes Unidos (Year of the Fiftieth).
O evento ocorreu no Boulevard 14/32, praça aberta ao público de lazer e entretenimento dentro do Aeroporto Internacional de Florianópolis. O local já virou um destino na cidade, com diferentes tipos de eventos todos os fins de semana.
O aeroporto de Florianópolis ou Floripa Airport é administrado pelo grupo suíço Zurich Airport e atualmente é considerado o melhor do Brasil, de acordo com Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, feita pelo Governo Federal.
Veja como cada chave se definiu
Abu Dhabi King of Mats – Peso Pesado
Roosevelt Sousa tinha uma missão e trabalhou muito para cumpri-la. Em quatro lutas, pressionou bastante os adversários e sempre buscou a finalização. O primeiro desafio de Roosevelt foi contra o polonês Gerard Labinski, derrotado com uma chave de pé no início da luta. O segundo adversário foi o duro Gabriel Oliveira. Em luta disputada, Sousa abriu o placar por 1 a 0 no último segundo e chegou à semifinal.
Do outro lado da chave, Wallace Costa estreou vencendo Patrick Gaudio ao pontuar por último no empate por 2 a 2. Costa garantiu sua vaga na semifinal com uma vitória de 2 a 0 sobre Fernando Tsushima.
Na semifinal, Roosevelt fez seu jogo de pressão funcionar para construir uma vantagem de 7 a 2 sobre Patrick Gaudio. A vitória foi garantida com uma passagem de guarda no minuto final. O adversário na final seria Wallace Costa, que passou a guarda de Gabriel Oliveira e venceu por 3 a 1.
A final foi uma luta muito igual. Roosevelt e Wallace demonstraram muito respeito um pelo outro e não correram muitos riscos. A luta foi para o golden score, quando Sousa conseguiu chegar à meia-guarda de Costa e fazer o 1 a 0 que significava o título. Na disputa da terceira colocação, Gabriel Oliveira venceu Patrick Gaudio por 3 a 0.
PÓDIO
1º – Roosevelt Sousa (Brasil)
2º – Wallace Costa (Brasil)
3º – Gabriel Oliveira (Brasil)
Abu Dhabi Queen of Mats – Peso Leve
Nathalie Ribeiro sabia que tinha um caminho traiçoeiro até o título. Mesmo assim, ela lidou com cada adversária como uma verdadeira campeã. A sua jornada começou com uma pegada das costas sobre Bianca Basílio e uma vantagem de 5 a 1 no placar. A segunda adversária de Nathalie foi Duda Tozoni, e uma chave de braço a levou às semifinais.
Do outro lado da chave, Bia Mesquita confirmou as expectativas antes do evento que a colocavam como uma das favoritas. Ela finalizou Alexa Yanes com um armlock e pegou Brenda Larissa com um estrangulamento pelas costas para confirmar sua presença na semifinal.
As duas finalistas tiveram que trabalhar muito para conseguir seus lugares na decisão. Nathalie encontrou um triângulo para finalizar Brenda Larissa, enquanto Bia Mesquita teve que passar pela prorrogação para vencer Bianca Basílio por decisão do árbitro após um empate em 0 a 0.
A final foi uma das lutas mais emocionantes da noite. Bia Mesquita foi com tudo e usou a guarda de forma brilhante, quase finalizando em um armlock. Nathalie defendeu bem, mas não conseguiu evitar que Bia fizesse 1 a 0 no placar. Quando tudo parecia perdido, Nathalie colocou a sua guarda para funcionar e conseguiu uma quase raspagem para empatar a luta por 1 a 1. Por ter pontuado por último, ela levou o título. Na disputa pela terceira colocação, Bia Basílio venceu Brenda Larissa por 10 a 0.
PÓDIO
1º – Nathalie Ribeiro (EUA)
2ª – Bia Mesquita (Brasil)
3º – Bianca Basílio (Brasil)
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias