África do Sul vence País de Gales e vai para a final do Mundial de rúgbi
Sul-africanos vão encarar os ingleses, no próximo sábado. Galeses disputam o terceiro lugar contra os neo-zelandeses
- Matéria
- Mais Notícias
A África do Sul venceu o País de Gales, em um jogo apertado, por 19 a 16, e está classificada para a final da Copa do Mundo de rúgbi. A decisão será contra a Inglaterra, no sábado, às 6h (de Brasília).
Em um início de jogo muito equilibrado, Gales começou buscando mais o ataque. Porém, apesar da posse de bola, a defesa sul-africana se portou bem e conseguiu inaguruar o marcador. Handre Pollard converteu um chute após penalidade dos rivais e fez 3 a 0. O empate não demorou e Dan Biggar, também convertendo penalidade, deixou tudo igual para os galeses.
Nova penalidade, dessa vez para a África do Sul, e Pollard, mais uma vez, recolocou a seleção africana na dianteira, abrindo 6 a 3. A vantagem contribuiu para a melhora dos Springboks na partida e o fly-half deu as caras novamente. Pollard acertou novo chute e ampliou o domínio no placar para 9 a 3.
Na reta final do primeiro tempo, Gales conseguiu diminuir a diferença, em chute de Biggar, para 9 a 6, levando um placar mais próximo para o vestiário. Entretanto, a equipe foi obrigada a fazer duas alterações por lesões.
O equilíbrio seguiu dando o tom do jogo no segundo tempo e, apesar das mudanças forçadas, os galeses conseguiram o empate. Pênalti convertido por Biggar e 9 a 9 no jogo. Coube a Damian de Allende quebrar tackles na parte final do campo e anotar o primeiro try do confronto a favor da África do Sul. Na conversão, Pollard guardou mais dois pontos e a vantagem foi para 16 a 9.
O jogo foi tão disputado que Gales também conseguiu um try. Josh Adams foi o autor do feito para os europeus e Leigh Halfpenny, na conversão do chute, igualou tudo novamente. Porém, nos últimos minutos, Pollard converteu a quarta penalidade e garantiu a liderança no placar para a África do Sul. Como os galeses não conseguiram furar a forte defesa adversária, a vitória foi confirmada para os africanos para 19 a 16.
A África do Sul chega à sua terceira final de Copa do Mundo. Nas outras duas ocasiões, em 1995 e 2007, sagrou-se campeã. Já a Inglaterra, rival na decisão, reaparece após 12 anos longe.
Relacionadas
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias