Após Bauru, Pinheiros dispensa elenco e encaminha saída do NBB
Comunicação da medida foi feita pelo clube por meio de carta endereçada aos atletas
- Matéria
- Mais Notícias
Depois de o Bauru anunciar sua retirada do NBB, os jogadores do Pinheiros receberam na última quarta-feira uma carta da diretoria do clube informando-os sobre seus desligamentos. A informação foi publicada pelo "Estadão" e confirmada pelo LANCE!. O clube não anunciou oficialmente a saída do torneio, mas a decisão da diretoria de não permanecer na disputa já está tomada.
O torneio foi paralisado no dia 15 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, mas a Liga Nacional de Basquete (LNB), até o momento, descartou cancelar a disputa. Por decisão unânime dos participantes, tomada há três semanas, a liga anunciou que a competição retornará direto para os playoffs.
Sem perspectivas sobre quando as atividades esportivas poderão voltar a ocorrer no país, as equipes enfrentam dificuldades para manter vínculos com seus atletas. É provável que outros inscritos optem pelo mesmo caminho.
Caso o NBB tenha sequência com dez times, será preciso repensar o regulamento. O Pinheiros, sexto colocado na primeira fase do torneio, enfrentaria o Paulistano (11º), enquanto o Bauru (12º) duelaria com o Mogi das Cruzes (5º) nas oitavas.
Na carta aos jogadores, o Pinheiros informou que não havia intenção de formalizar uma proposta para renovação dos contratos quando dos seus vencimentos e avisou que os atletas estariam dispensados "desde já".
O clube passa por um processo de contenção de despesas no esporte olímpico, iniciado antes mesmo da crise do novo coronavírus. Foram desligados Bennett, Scaglia, Danilo Sena, Isaac, Toledo, Dawkins, Betinho, Caio Torres e Ware.
A diretoria solicitou que os jogadores se apresentem no dia 29 de abril, às 9h, com sua carteira de trabalho, para realização do exame médico demissional e para “dar andamento nas formalidades exigidas na rescisão de contrato”.
"Para reformular o time em um panorama em que a própria LNB não decidiu se o campeonato será concluído, o que é perfeitamente normal, já que esta situação da pandemia é algo novo para todos nós, comunicamos nesta semana a rescisão do contrato dos atletas antecipadamente. Isso não quer dizer que não vamos cumprir com as obrigações redigidas nos contratos: iremos pagar os salários de todos até o fim do contrato, que é no mês de maio. E optamos por comunicar um mês antes, aos atletas, para que possam se organizar e pleitear possíveis novos Clubes", informou a diretoria do Pinheiros, em nota.
Diferentemente do Pinheiros, o Bauru tem perspectivas de se manter na elite do basquete na próxima temporada. A LNB informou que decisão do clube foi tomada com o objetivo de assegurar o cumprimento de todos os compromissos estabelecidos para o ciclo 2019/2020 e, principalmente, visando o planejamento para a edição seguinte do NBB.
- Todos estão passando por um momento muito difícil tanto do ponto de vista de saúde quanto financeiro. Optamos por adotar uma condução proativa, ponderada e responsável. Assim, o Bauru Basket decide, já alinhado com a Direção da LNB, com o elenco e comissão técnica, em não mais aguardar a sequência do NBB. Na velocidade em que as coisas estão indo, o melhor a se fazer agora é nos preservamos e nos planejarmos para o futuro em segurança e com equilíbrio financeiro - disse o presidente do Bauru, André Goda.
Relacionadas
Confira a nota da diretoria do Pinheiros
Desde que a quarentena foi estabelecida no estado de São Paulo, a LNB (Liga Nacional de Basquete) tem promovido videoconferências, todas as quintas-feiras, com os clubes que disputam a atual temporada do NBB. Na 19° Rodada do NBB, o Pinheiros se manteve na sexta posição, com 42 pontos.
O Clube ia muito bem e o campeonato terminaria em maio, data que se encerraria o contrato dos atletas. Como todos os anos íamos encerrar estes contratos com os esportistas e revisitar a possibilidade de contratação de novos atletas e/ou manter alguns destes profissionais que já atuavam no time.
Este ano, o cenário tem sido um pouco mais rígido porque o time de basquete do Esporte Clube Pinheiros estava sem patrocinador. Nós, como diretores do Clube, antes mesmo da pandemia, já estávamos com campanhas de captação de patrocinadores para o esporte de alto rendimento. Entretanto, com a pandemia instalada no país, a intenção de patrocinadores para investir nos times do ECP diminuiu.
Com isso, para reformular o time em um panorama em que a própria LNB não decidiu se o campeonato será concluído, o que é perfeitamente normal, não se ter uma decisão formal, já que esta situação da pandemia é algo novo para todos nós, comunicamos nesta semana a rescisão do contrato dos atletas antecipadamente.
Isso não quer dizer que não vamos cumprir com as obrigações redigidas nos contratos: iremos pagar os salários de todos até o fim do contrato, que é no mês de maio. E optamos por comunicar um mês antes, aos atletas, para que possam se organizar e pleitear possíveis novos Clubes.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias