menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Após participar do Pan, fisiculturismo quer chegar às Olimpíadas

Dirigente brasileira acredita que entrada no programa olímpico é questão de tempo

Destaques do fisiculturismo nacional
imagem cameraDestaques do fisiculturismo nacional (Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo
Dia 15/09/2019
19:36

  • Matéria
  • Mais Notícias

Depois da entrada do skate, do surfe, do caratê, da escalada e do beisebol no programa olímpico de Tóquio-2020, agora é a vez do fisiculturismo tentar a inclusão em futuras edições.

O culto ao corpo perfeito nasceu na antiga Grécia, virou esporte na década de 40, se popularizou na era Arnold Schwarzenneger e finalmente deu um grande passo para virar olímpico ao fazer parte dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru, no mês passado.

E o crescimento se deve demais ao astro de Hollywood, vencedor sete vezes do Mister Olympia. Dali Schwarzenneger virou celebridade e ganhos as telas do cinema. Atualmente, a Feira Arnold Classic Brasil, com ele como padrinho, é realizada anualmente. Ela é maior do segmento, conta com cerca de 150 expositores, na sua maioria empresas de suplementos alimentares, recebe em torno de 80 mil visitantes e movimenta R$ 100 milhões por edição.

No último sábado aconteceu, no Rio de Janeiro, o King and Queen, campeonato de fisiculturismo organizado pela IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo) Rio. Débora Carvalho Sarinho, presidente da entidade, diz que o esporte apresenta um crescimento constante, está espalhado por quase todos os países do mundo e a entrada nas Olimpíadas é uma questão de tempo.

- Os Jogos Pan-Americanos são a porta de entrada das Olimpíadas. Os atletas que participaram foram testados pela Wada (Agência Mundial Antidoping) para provarem o jogo limpo. Além disso, demonstraram o esporte em sua essência, como o mesmo é julgado, como é organizado, mostrando aos responsáveis dos Jogos Olímpicos. Então é uma questão de análise, mas em breve teremos excelentes notícias - garante Débora.

A IFBB está presente em 199 países. No Brasil, tem representatividade em 18 estados. Os destaques da competição de sábado foram os atletas Igor Barbosa, na categoria Men’s Physiqye, e Victoria Neves, na categoria Wellness.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias