Armand Duplantis quebra novamente o recorde no salto com vara

Atleta sueco, de 20 anos, saltou 6,18m em Glasgow, na Escócia e bateu o recorde mundial. No sábado passado, ele já tinha alcançado a marca de 6,17m, em Turon, na Polônia

imagem cameraSueco, de apenas 20 anos, bate novamente o recorde mundial do salto com vara (Reprodução Instagram)
Avatar
Lance!
Glasgow (ESC)
Dia 15/02/2020
14:52
Atualizado em 15/02/2020
15:17
Compartilhar

Neste sábado, em Glasgow, na Escócia, o sueco Armand Duplantis, de 20 anos, quebrou novamente o recorde mundial do salto com vara. O atleta bateu a marca de 6,18m, no Meeting Indoor de atletismo, em sua primeira tentativa. Na semana anterior, ele havia alcançado o feito de 6,17m, quebrando a marca do francês Renaud Lavillenie, que era 6,16m, de 2014, no Meeting de Torun, na Polônia. 

Durante as apresentações, Duplantis iniciou a disputa com o sarrafo a 5,50m e seguiu para marca de 5,75m, em sua segunda tentativa. Dando sequência as suas exibições, ele acertou o primeiro salto a 5,84m e seguiu para a altura de 6 metros.

Para tentar bater novamente o recorde, o atleta pediu para que o sarrafo subisse um centímetro acima do recorde estabelecido por ele e conseguiu o feito, impressionando o mundo do esporte. Desde 1985, apenas três atletas detiveram o recorde mundial do salto com vara: o ucraniano Serguei Bubka, Renaud Lavillenie e agora Armand Duplantis.

- A pista estava bem veloz, então foi um ótimo primeiro salto. Estava uma energia ótima na arena o que me ajudou na hora. Eu definitivamente vou sempre me lembrar deste lugar! - comentou em entrevista para federação britânica de atletismo após a conquista.

O atleta sueco é uma das maiores revelações do atletismo mundial. Ele começou a se destacar no mundial em 2015, quando foi campeão sub-18 da competição, com apenas 15 anos. Em 2017, Armando quebrou o recorde mundial sub-20 ao saltar 5,90m e conquistou o título europeu da categoria.

Em 2018,  ultrapassou a barreira dos 6,00m e entrou de vez para o hall de grandes nomes da modalidade. Já no Mundial de 2019, ele conquistou a prata, perdendo no critério de desempate para o americano Sam Kendricks. O atleta não disputou os Jogos do Rio, em 2016, mas já tem vaga assegurada para Tóquio e será uma das atrações dos Jogos Olímpicos.

Fenômeno do salto desde criança, o atleta bateu o seu primeiro recorde já nesta época, quando saltou 2,33. Ele é filho de Greg, um ex-atleta de salto com vara que hoje atua como treinador do filho. Duplantis é americano de nascimento, mas optou, aos 7 anos de idade , por defender o país da mãe, Helena, que foi heptatleta e jogadora de vôlei.

Siga o Lance! no Google News