Aston Martin anuncia ex-diretor da Ferrari na Fórmula 1
Saída de Enrico Cardile da Ferrari foi confirmada na segunda-feira (8)
- Matéria
- Mais Notícias
Como já era esperado, a Aston Martin confirmou nesta terça-feira (9) que Enrico Cardile vai se juntar à equipe na Fórmula 1. O italiano, que trabalhou com a Ferrari por quase duas décadas, vai assumir o posto de diretor-técnico.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A chegada de Cardile é mais uma cartada do time de Silverstone para voltar a brigar pelas primeiras posições da tabela. Adrian Newey, que está de malas prontas para deixar a Red Bull, é o sonho maior da esquadra de Lawrence Stroll.
➡️ Hamilton classifica vitória no GP da Inglaterra de 2024 como ‘uma das mais especiais’
“Quero dar boas-vindas a Enrico no momento em que buscamos reforçar a liderança técnica antes da mudança de regulamento em 2026”, disse o pai de Lance Stroll no comunicado oficial emitido pela Aston Martin, salientando o entusiasmo “por continuarmos atraindo talentos de nível mundial para nossa equipe”.
“Enrico divide comigo a motivação pelo sucesso na F1 e terá todos os recursos disponíveis para alcançar isso. Juntamente com Andy Cowell, unindo-se ao grupo como CEO em outubro, e os líderes que já estão aqui, estamos montando um time formidável”, enfatizou.
O chefe, Mike Krack, também celebrou a adição de Cardile e “os quase 20 anos de experiência na Ferrari que oferecerão uma nova perspectiva à estratégia técnica”. “É uma nomeação fundamental para a equipe à medida que avançamos em direção ao regulamento de 2026”, completou.
“Estou ansioso para ingressar na Aston Martin”, começou o novo diretor-técnico. “A ambição e o desejo são claros, e fazer parte desta jornada é uma oportunidade única. É um desafio pessoal e profissional e estou ansioso para trabalhar com a equipe e trazer sucesso a esta marca icônica”, concluiu.
Cardile começou a colaborar com a Ferrari ainda em 2002, sendo efetivado em 2005. A carreira na equipe de Maranello começou na divisão de GT, sendo transferido para a gestão esportiva em 2016 e, depois, assumindo o posto de designer de veículos no ano seguinte.
Dali em diante, atuou estreitamente na equipe responsável pelo desenvolvimento da unidade de potência na era híbrida e foi nomeado diretor-técnico na gestão de Mattia Binotto da equipe italiana. Com a chegada de Vasseur, passou a administrar também a divisão de chassi, além do setor de aerodinâmica.
O fim do vínculo, no entanto, passou a ser iminente quando o site italiano Formu1a.Uno noticiou que o veterano engenheiro havia assinado contrato com a Aston Martin para a temporada 2025 da Fórmula 1.
Ainda segundo o Formu1a.Uno, a saída de Cardile será suprida por Loïc Serra, ex-diretor de desempenho da Mercedes e que assumirá funções em Maranello a partir de outubro deste ano. O engenheiro francês já havia sido anunciado como chefe de engenharia de desempenho de chassi.
A Fórmula 1 continua a temporada 2024 entre os dias 19 e 21 de julho, em Hungaroring, com o GP da Hungria.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias