Atleta de vôlei diagnosticada com câncer é a primeira beneficiada por auxílio da CBV
Atualmente fora das atividades em quadra, Ana Paula Borgo receberá auxílio emergencial do Fundo Especial de Apoio aos Atletas
- Matéria
- Mais Notícias
A atleta de vôlei de quadra Ana Paula Borgo será a primeira contemplada pelo Fundo Especial de Apoio aos Atletas, novo programa de auxílio emergencial da Confederação Brasileira de Voleibol. Em agosto do ano passado, quando fazia pré-temporada pelo Barueri, exames detectaram um tumor no estômago e, consequentemente, o afastaram das atividades profissionais. Agora em processo de tratamento, ela será auxiliada pela CBV em caso que pode, de acordo com informações do "O Globo", chegar a R$ 12 mil.
O programa da CBV foi criado em fevereiro deste ano, com o objetivo de auxiliar atletas tanto da quadra, quanto na praia. Os jogadores que entram no programa não possuem vínculo contratual com qualquer instituição desportiva e são auxiliados para casos como lesões, calote de clubes, doenças e casos de gravidez.
+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'
O diagnóstico de Ana Paula foi considerado de "apoio a doença grave", com auxílio dado para atletas que possuem doença de evolução prolongada ou permanente. O caso foi avaliado por uma comissão formada por representantes da CBV, da Comissão de Saúde da Confederação e das Comissões Nacionais de Atletas de Quadra e de Praia.
O auxílio aos atletas será formado por um fundo de 20% do valor recebido por transferências internacionais. O total, na atual temporada, é de cerca de R$ 500 mil, distribuído em quatro janelas de abertura para benefício.
Em novembro de 2022, Ana Paula Borgo revelou que foi descartada pelo Barueri, equipe comandada por José Roberto Guimarães. O contrato dela foi rescindido 15 dias depois do diagnóstico e a atleta afirmou, na época, que não recebia apoio do clube e da CBV.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias