Atletas de projeto social no Rio de Janeiro garantem cinco medalhas no Pan 2023

A judoca Rafaela Silva é uma das madrinhas do Craque do Amanhã 'Energia para vencer'

Escrito por

O projeto Craque do Amanhã 'Energia para vencer' teve alguns representantes na delegação que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A participação desses atletas rendeu cinco medalhas para o país em três modalidades diferentes. A judoca Rafaela Silva - que participa do projeto - foi um dos destaques.

Rafaela foi medalha de ouro no judô na categoria até 57kg e ainda garantiu a conquista da prata na prova por equipes. A brasileira se tornou a primeira atleta a ser campeã do Pan, do Mundial e das Olímpiadas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

TAEKWONDO GARANTE MEDALHAS

A primeira medalha garantida pelos atletas do projeto foi dia (21/10), com Paulo Ricardo, que conquistou o bronze no primeiro dia de taekwondo no Pan na categoria -58kg pela segunda vez nos Jogos Pan-Americanos. A primeira medalha foi em Lima 2019.

Por outro lado, o Brasil conquistou a medalha de ouro inédita no taekwondo por equipes em Pan-Americanos com Paulo Ricardo Souza de Melo, Edival Marques Quirino Pontes e Maicon de Andrade Siqueira. A equipe bateu o Chile por 48 a 16 para subir ao topo do pódio.

- O coração falou mais alto, o entrosamento e a vontade de ganhar e graças a Deus deu certo - disse Edival Siqueira, o "Netinho".

NATAÇÃO CONQUISTA MEDALHAS INÉDITAS

No dia 23 de outuro, a atleta da natação, Gabrielle de Assis conquistou a medalha de bronze nos 200m peito, medalha inédita para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos.

➡️Rebeca Andrade, Guilherme Costa e mais: veja os ouros do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Com a proposta de deixar um legado esportivo e social para jovens atletas, o “Craque Olímpico- Energia para Vencer”, patrocinado pela empresa de geração de energia Enel, garante uma bolsa aos atletas de alta performance para competir e disputar títulos em campeonatos nacionais e internacionais. Inaugurado em Março de 2023, o Energia para Vencer selecionou 20 atletas nas modalidades Judô, Natação e Taekwondo.

Todos recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500 com o objetivo de que esses atletas possam ter uma estabilidade financeira, para assim, poderem focar em seus treinamentos. A proposta do Energia para Vencer é formar um grupo capacitado a competir e disputar títulos em campeonatos nacionais e internacionais.

Seleção Brasileira de Taekwondo foi ouro no Pan 2023 (Foto: de Gaspar Nóbrega/COB)

O projeto, que tem como madrinha a judoca Rafaela Silva, é um programa que integra o projeto socioesportivo Craque do Amanhã que atende mais de 2.500 famílias nas cinco unidades presentes atualmente em São Gonçalo, Caxias, Belfort Roxo e Santa Izabel, em São Paulo. Além disso, tem como padrinhos os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love, Éverton Ribeiro, Paulo Henrique Ganso e a atriz Juliana Paes.

Siga o Lance! no Google News