unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 04/04/2025
05:20
Atualizado há 9 horas
Compartilhar

A ascensão meteórica de João Fonseca no ranking mundial (de 655º em fevereiro do ano passado, antes do Rio Open, ao 59º lugar, atualmente, após a terceira rodada do Masters 1000 de Miami) segue impressionando. Tanto que a ATP lembrou esse feito do brasileiro, de 18 anos, ao fazer uma publicação, em seu site ofiicial, sobre três estrelas da NextGen. Os outros dois destaques têm 19 anos: o tcheco Jakub Mensik (24º) e o americano Learner Tien (69º).

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Campeão do Masters 1000 de Miami, no domingo passado (30), desbancando, na final, ninguém menos do que o sérvio Novak Djokovic, Mensik é citado como a última estrela da edição de 2024 do NextGen Finals a despontar em 2025. Com o feito, o tcheco se tornou o nono mais jovem campeão nesse nível de torneio, criado em 1990 e, também, o quarto jogador a erguer o primeiro troféu de ATP em um Masters 1000.

Já a trajetória de João Fonseca no ano (em torneios de ATP) começou com sua maior vitória na carreira até agora, e logo na estreia na chave principal de um Grand Slam: contra o russo Andrey Rublev (9º do mundo), no Aberto da Austrália. No mês seguinte, ao sagrar-se campeão em Buenos Aires, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira se tornou o mais jovem sul-americano a erguer um troféu desde 1990.

João Fonseca, Tien e Mensik venceram top 10 em 2025

Derrotado por Fonseca duas vezes no NextGen Finals, a última delas na decisão e na estreia em Miami, mês passado, Tien também tem protagonizado belos feitos na atual temporada. Em janeiro, na Austrália, se tornou o mais jovem a alcançar a terceira rodada em Melbourne desde o espanhol Rafael Nadal em 2005. Assim como o brasileiro, o jovem tenista americano também venceu um top 10 em 2025: o alemão Alexander Zverev, vice-líder, em Acapulco.

Também superado pelo número 1 do Brasil no NextGen Finals, na última rodada da fase de grupos, Mensik derrotou nada menos que três top 10 na campanha vitoriosa em Miami: o britânico Jack Draper (7º) , o anfitrião Taylor Fritz (4º) e, na final, Djokovic (5º).

João Fonseca volta às quadras em Madri

Eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, pelo australiano Alex De Minaur (11º), o brasileiro retornará ao circuito no Masters 1000 de Madri, que começa no dia 21 de abril.

O brasileiro soma, neste ano, apenas em ATP's, Masters 1000 e Grand Slams, nove vitórias em 14 partidas. O pupilo do técnico Guilherme Teixeira soma, além do título em Buenos Aires, os Challengers de Camberra, em janeiro, na Austrália, em Phoenix, em março.

- Tudo é uma experiência, acho que estou no caminho certo, fiz uma boa gira, três semanas muito boas, Indian Wells, Phoenix e Miami. Saldo muito positivo, tenho feito bom ano, me sentindo bem em quadra, bem fisicamente e mentalmente - disse o carioca de 18 anos, após a derrota para o australiano Alex De Minaur, 11º do mundo, em Miami.

No vídeo abaixo, a primeira vitória do pupilo do técnico Guilherme Teixeira em Masters 1000, na estreia em 2024, em Madri:


Siga o Lance! no Google News