menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Treinador de Italo Ferreira, Marcelo Cruz é fisiculturista e compete no Arnold Brasil

Surfista compete na etapa de El Salvador

image-22-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMarcelo Cruz e Italo Ferreira posando lado a lado (Foto: Divulgação)
WhatsApp-Image-2024-12-11-at-16.06.12-1-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Pedro Brandão
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/04/2025
20:15
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Preparador de Italo Ferreira, Marcelo Cruz é bodybuilder open e vai competir, neste sábado (5), no Arnold Classic Brasil. O atleta também é treinador de fisiculturistas e foi apontado por Ítalo como o grande responsável por uma evolução física do seu corpo para o surfe. Os dois atletas são patrocinados pela Integral Medica, empresa de suplementação esportiva.

continua após a publicidade

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Em entrevista ao Lance!, em junho de 2024, o campeão olímpico de Paris 2020, falou sobre o trabalho com Cruz. Ítalo estava em preparação para a etapa de Saquarema, da WSL.

- Quando eu conversei com o Cruz, no CT da integral, ele perguntou para mim o que poderia mudar. Eu falei, cara, só tenta ajustar a minha rotina, ajusta um pouco da alimentação e o resto deixa comigo. Ele sabe da minha disciplina, o quanto eu me dedico na hora que ele pede pra eu chegar lá, eu vou estar lá, se eu tiver que treinar cansado, eu vou treinar.

continua após a publicidade

Concentrado para subir no palco no sábado, Cruz comentou a parceria com o surfista e comparou o trabalho de um fisiculturista com o de Italo e outros atletas de alto rendimento.

- Cada vez mais eu vejo que os grandes atletas das outras modalidades, mesmo sem saber, são um pouco bodybuilders. O Cristiano Ronaldo treina a mais, tem um cozinheiro, segue uma dieta, compra água, controla água, entendeu? Isso tudo são coisas de bodybuilder. Então eu tive agora a plena certeza que a grande chave dos surfistas é a chave do bodybuilder. O processo para um atleta é a disciplina. Você pode ter o talento, mas se você não tiver a disciplina, muitas vezes não tem tanto êxito como o Italo. Os últimos seis campeonatos foram cinco pódios, desde que a gente iniciou o trabalho. É uma grande diferença. Isso é um ajuste de você passar horário para dormir, horário para acordar, horário para comer, horário para treinar. Passar algumas visões de como dificultar o surfe para ele, para quando ele for surfar ficar mais fácil - contou Marcelo Cruz.

continua após a publicidade

Marcelo Cruz é um bodybuilder open profissional. Com idade já avançada, a carreira dele já tem como parte principal preparar atletas. Além de Ítalo, Leandro Peres também é preparado por Cruz e vai enfrentar seu mestre no Arnold.

- Leandro Peres é um atleta meu, vou competir contra ele. Tenho certeza que ele vai ganhar o título. Ele está na melhor versão dele. Tem mais dois atletas amadores que vão subir, que com certeza vão ganhar o cartão profissional. A minha parte de treinador é mais ou menos como o cara que puxa a fila no ciclismo e no final abre para os caras ganharem. A minha realização é eles conquistando, o Italo lá em El Salvador agora também ganhando o título, aí eu ia fechar com chave de ouro, quatro troféus.

➡️ Arnold Classic Brasil 2025: tudo sobre o maior evento multiesportivo da América Latina

Italo Ferreira se assusta com rotina de fisiculturistas

O objetivo do treinamento dos atletas, como disse Cruz, em essência, é o mesmo. Fisiculturista nada mais é do que a pessoa que molda o seu corpo para o esporte. Nesse caso, fazendo exercícios para deixar os músculos o melhor possível dentro de determinado critério. No caso do surfe, Ítalo molda seu corpo para que ele obtenha o máximo de performance na sua atividade. Na modalidade dele isso significa força nas pernas e no core, principalmente.

- É um ambiente totalmente voltado para performance. Hoje, eu conhecendo, é muito mais desafiador do que você ver de fora e falar, nossa, ele é muito forte, ele é definido. No dia a dia, na rotina realmente é impressionante o que os caras fazem, o que eles passam pra poder chegar realmente com o shape e subir lá no palco e performar. No meu caso, é eu entrar na água e fazer o que tem que ser feito. E brilhar ali durante as competições - contou Italo Ferreira, quando teve aproximação com os atletas de fisiculturismo no CT do seu patrocinador.

Italo Ferreira no WSL Finals
Italo Ferreira no WSL Finals (Foto: Thiago Diz / WSL)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias