Avancini visa fazer história na última etapa da Copa do Mundo de MTB
Ciclista pode terminar no top 5 geral da competição - feito jamais conquistado por brasileiros - e ainda faturar título por equipes
- Matéria
- Mais Notícias
A temporada já foi marcada por recordes e pódios inéditos, mas o ciclista Henrique Avancini ainda quer escrever mais um capítulo histórico para o Brasil no ciclismo. Neste final de semana, o piloto encara a última etapa da Copa do Mundo de Cross Country Olímpico, em La Bresse (França), e tem grandes chances de terminar no top 5 geral da competição - feito jamais realizado por um atleta do país - e ainda faturar o título por equipes.
Atual terceiro colocado na classificação da Copa do Mundo, Avancini está 19 pontos atrás do vice-líder, o ciclista holandês Mathieu Van der Poel. Já a diferença para o sexto colocado, que é o suíço Mathias Flückiger, é de 198 pontos. Com isso, o brasileiro tem grades chances de permanecer entre os cinco melhores da competição e até mesmo sonhar com a segunda posição geral. O também suíço Nino Schurter, lenda viva do ciclismo mundial, sagrou-se hexacampeão da Copa do Mundo com uma etapa de antecipação.
- A temporada como um todo tem sido muito positiva até aqui. Eu bati todas as metas que eu havia estipulado para o ano e tenho grandes chances de terminar no Top 5 geral da Copa do Mundo, que é uma marca muito expressiva, significativa. Isso mostra que eu alcancei o meu primeiro objetivo do ano, que era ter consistência e de consolidar essas performances repetidas vezes. É muito difícil na Copa do Mundo você ter regularidade de resultados - analisou Henrique Avancini.
Ao longo de 2018, Avancini conquistou uma vitória no short track em Andorra e também marcou presença no pódio no XCO; o desempenho fez com que o brasileiro se tornasse o segundo colocado no ranking mundial da categoria. Agora, para fechar a temporada com chave de ouro, ele direciona seu foco para a prova de XCO no ano - o Campeonato Mundial, com sede em Lenzerheide (Suíça), dos dias 5 a 9 de setembro.
- Chego muito motivado para última etapa. (La Bresse, pela Copa do Mundo, e Lenzerheide, o Mundial) são minhas duas grandes competições de XCO no ano, por isso, fiz um bom bloco de treinamentos. Cheguei no Canadá, na última etapa da Copa do Mundo, com um pouco de sobrecarga no corpo, mas agora, para a França, tenho de subir mais um degrau para chegar afiado no Mundial - completou o brasileiro.
A etapa de La Bresse da Copa do Mundo promete grandes emoções aos ciclistas, tendo em vista principalmente que é uma pista nova e nenhum dos atletas a conhece muito bem. Para Avancini, o circuito foi criado com base na escola francesa de pilotagem, que geralmente tem atletas mais leves.
Na sexta-feira, o XCC começa às 12h20 (horário de Brasília). Já no domingo, a decisão entre as mulheres no XCO começará às 7h, enquanto a masculina se inicia às 9h30.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias